Teoria final de Stephen Hawking sobre a origem do universo está disponível no Portal de Periódicos da CAPES

HawkingA morte do físico britânico Stephen Hawking, em 14 de março de 2018, foi lamentada em todo o mundo. Um dos mais consagrados cientistas da atualidade, Hawking derrubou teorias físicas, popularizou mistérios da ciência e mudou a maneira como as pessoas entendem o cosmo. Mesmo após sua despedida, o cientista permanece contribuindo com a física com sua teoria final sobre a origem do universo. A versão pré-print do trabalho está disponível para a comunidade acadêmica brasileira em base pesquisável no Portal de Periódicos da CAPES.

Desenvolvido em colaboração com o pesquisador belga Thomas Hertog, o trabalho é baseado na teoria das cordas e prevê que o universo é finito e muito mais simples do que dizem as várias teorias usuais sobre o Big Bang. As ideias começaram a ser divulgadas em 2017, em uma conferência da Universidade de Cambridge em homenagem ao 75º aniversário de Hawking.

“A teoria usual de inflação eterna prevê que globalmente o nosso universo é como um fractal infinito, com um mosaico de universos de bolso separados por um oceano inflável”, disse Hawking na ocasião. “As leis locais de física e da química podem diferir de um universo de bolso para outro, que juntos formariam um multiverso. Mas eu nunca fui fã do multiverso. Se a escala de diferentes universos no multiverso é grande ou infinita, a teoria não pode ser testada”, explicou o cientista.

De acordo com Thomas Hertog, “quando traçamos a evolução do nosso universo de trás para a frente no tempo, chegamos ao limiar da inflação eterna, onde a nossa noção comum de tempo deixa de ter significado”. É a isto que se resume a última ideia que Stephen Hawking assinou antes de morrer e que contrariava, inclusive, uma ideia que ele próprio apresentou há muitos anos, quando defendeu a “teoria sem fronteira”, segundo a qual, recuando no tempo, o universo começava a encolher-se e fechar-se-ia numa esfera. “Agora estamos a dizer que há um limite no nosso passado”, concretiza Hertog.

O pré-print do artigo A Smooth Exit from Eternal Inflation? está disponível na plataforma arXiv.org. A base, pertencente à Universidade Cornell (EUA), é um serviço de e-prints nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica, ciência de sistemas e economia. O conteúdo pode ser acessado por meio do link buscar base do Portal de Periódicos. Outra alternativa é localizar a pesquisa na opção buscar assunto.

A revista científica à qual o trabalho foi submetido, Journal of High Energy Physics (ISSN 1126-6708), igualmente faz parte do acervo da biblioteca virtual da CAPES e pode ser acessada pela página buscar periódico. Entretanto, o artigo ainda não está disponível na íntegra no site da publicação. Os usuários do Portal têm também a possibilidade de acessar outros trabalhos de Stephen Hawking pela opção buscar assunto, onde é possível encontrar diversos documentos de autoria do físico ou sobre sua obra.

Tanto a base arXiv.org quanto o periódico Journal of High Energy Physics são de acesso aberto. Dessa forma, estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica, incluindo usuários que não integram as instituições participantes do Portal de Periódicos.

Com informações do jornal Observador

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES

Deixe um comentário