Diamond Sutra = o livro mais antigo

O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel. O Sutra do Diamante (sânscrito: Vajracchedika Prajnaparamita Sutra), é um pequeno e bem conhecido Mahāyāna sūtra, ou “Perfeição de Sabedoria”, enfatiza a prática do não-apego, do Prajnaparamita.

Uma cópia do Sutra do Diamante, encontrado entre os manuscritos de Dunhuang, no início do século 20, é, nas palavras da Biblioteca Britânica, “o mais antigo livro impresso”. O título conhecido em sânscrito para o Sutra é o Vajracchedika Prajnaparamita Sutra. Em Inglês, formas abreviadas como Diamond Sutra e Sūtra Vajra são comuns. O Sutra do Diamante também tem sido muito apreciado em vários países asiáticos, onde o budismo Mahayana tem sido tradicionalmente praticado. Traduções deste título para as línguas de alguns destes países incluem:

  • Sânscrito: वज्रच्छेदिकाप्रज्ञापारमितासूत्र
  • Chinês: 金剛般若波羅蜜多經
  • Japanese
    : : 金刚般若波罗蜜多経
  • Coreano: 금강반야바라밀경
  • Vietnamita: Kim Cuong bat-nhem-ba-la-mat-kinh Dja
  • Tibetano: ‘phags pa shes rab kyi pha rol tu phyin pa rdo rje gcod pa zhes bya ba theg pa chen po’i mdo
A história do texto não é totalmente conhecida, mas os estudiosos japoneses consideram geralmente o Sutra do Diamante ser de uma data muito antiga na literatura Prajnaparamita. Alguns estudiosos ocidentais acreditam também que aAṣṭasāhasrikā Prajnaparamita Sutra foi adaptada a partir do início Vajracchedika Prajnaparamita Sutra.

A primeira tradução do Sutra do Diamante em chinês foi feita em 401 d.C. pelo venerado e prolífico tradutor Kumarajiva. A tradução Kumarajiva tem sido altamente considerada ao longo dos séculos, e é esta versão que aparece no 868 CE Dunhuang.

A Tradução no estilo de Kumarajiva é distinta, possuindo uma suavidade que flui, que reflete a sua priorização em transmitir o significado em oposição a tradução literal precisa.

O Sutra do Diamante, como muitos sutras budistas, começa com a famosa frase “Assim eu ouvi” (sânsc. evam maya śrutam). Uma lista de metáforas vivas são encontradas no antigo livro, como exemplo:
Todos os fenômenos condicionados
São como sonhos, ilusões, bolhas ou sombras;
Como gotas de orvalho, ou relâmpagos;
Destarte deveriam ser contempladas.
Como o Sutra do Diamante pode ser lido em 40-50 minutos, muitas vezes é memorizado e cantado em monastérios budistas. Este sutra manteve significativapopularidade na tradição budista Mahayana há mais de um milênio.Existe um bloco de madeira impresso (cópia) na Biblioteca Britânica que, embora não seja o exemplo mais antigo de impressão em bloco, é o exemplo mais antigo que tem uma data real.

A cópia existente tem cerca de 16 metros de comprimento, adquirida em 1907 peloarqueólogo Sir Marc Aurel Stein através de um monge que a estava guardando nas cavernas conhecidas como Grutas no noroeste da China. Isto aconteceu aproximadamente 587 anos antes da Bíblia de Gutenberg.

Um comentário sobre “Diamond Sutra = o livro mais antigo

Deixe um comentário