50 Anos da Biblioteca Central!

Maior biblioteca da Serra gaúcha, a Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul  deu origem ao Sistema de Bibliotecas da Instituição, que hoje integra 11 bibliotecas na região e reúne mais de 830 mil livros, 13 mil e-books, 10 mil periódicos e 2.700 teses e dissertações. 


Meio século de uma presença marcante na vida de todos que passaram pela Universidade de Caxias do Sul – estudantes, professores e funcionários. O mês de maio, nesta segunda-feira, dia 4, marca os cinquenta anos da Biblioteca Central da UCS (BICE), localizada no Campus-Sede da Instituição. O órgão de apoio às atividades acadêmicas, que oferece acesso às mais avançadas fontes de pesquisa, privilegia a informação e a cultura. “Aberta a toda comunidade e região, é a maior biblioteca da Serra gaúcha”, define a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UCS, Michele Marques Baptista, ressaltando o fluxo de frequentadores que visam a pesquisa e informação bibliográfica, bem como escolas da região e estudantes de outras instituições de Ensino Superior, nacionais e internacionais.

Inauguração do prédio que sedia a Biblioteca Central, em 1985.


Uma página especial foi desenvolvida para celebrar a data – ambiente no qual, além das ferramentas tradicionais de pesquisa ao acervo e serviços, é possível conferir aspectos de estrutura e elementos históricos, com uma linha do tempo e imagens do espaço ao longo dos anos. Entre as novidades que já marcaram este ano também está a iniciativa sustentável, iniciada neste semestre, de empréstimo de sacolas personalizadas para transportar os livros, aumentando conforto dos frequentadores e garantindo o cuidado com acervo.

Mesmo em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, a Biblioteca segue conectada à comunidade acadêmica – por meio de seu acervo virtual, para acesso em casa, e oferecendo dicas sobre o universo literário, da pesquisa e da produção acadêmica por meio do Blog do Sistema de Bibliotecas da UCS (que já tem dez anos de história) e em suas redes sociais. Para tornar a prover o acesso ao acervo físico, na última semana foi iniciado o serviço de take away, que retomou o empréstimo de livros via agendamento.

Lançamento da informatização da BICE, em 1996.


Dos 23.500 volumes iniciais quando foi criada no Campus-Sede, em 1970, a BICE deu origem, em 1993, ao Sistema de Bibliotecas da UCS, que hoje reúne mais de 830 mil livros, 13 mil e-books, 10 mil periódicos e 2.700 teses e dissertações. O Sistema regionaliza o acesso à pesquisa informacional integrando as 11 bibliotecas da Instituição sediadas nos campi – em Caxias do Sul no Campus-Sede, no Campus 8, no Programa UCS Línguas Estrangeiras e no Hospital Geral; e nas cidades de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí.

Biblioteca Central, 2020










Entre os serviços à comunidade universitária há o empréstimo domiciliar e interbibliotecas, o acesso às bases de dados (periódicos e artigos digitais) pelo Portal da Capes e a disponibilização de artigos de periódico, papers e trabalhos científicos na forma de resumos ou textos completos. Ainda, as bases de e-books, com obras de várias editoras, são acessadas via portal UCS Virtual. Também são possibilitadas visitas orientadas às Bibliotecas, oficinas de capacitação, visando à melhor utilização das bases de dados, e apoio e orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos.

Fotos: Claudia Velho, Mário André Coelho de Souza e Berenice da Silva.

Texto: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s