ClariceO Desafio Literário deste mês convida você para ler um livro de contos ou crônicas. Neste post, conheça um pouco mais sobre a jornalista Clarice Lispector.

“A Clarice ficcionista, autora de romances como A paixão segundo G.H. e A hora da estrela, todos conhecem. Poucos, no entanto, sabem como se iniciou a trajetória da Clarice jornalista. Seu primeiro registro em carteira de trabalho foi no jornal A Noite, como repórter. A partir dali, Clarice fez de tudo nas redações cariocas dos anos 1940.

Clarice na cabeceira: Jornalismo está dividido em quatro partes: os primeiros textos na imprensa, as páginas femininas, as crônicas e as entrevistas. Já é possível perceber a marca da grande escritora que Clarice viria a ser nas crônicas que um dia se tornariam romances, nos fragmentos de ficção, e na ousadia de reinventar o colunismo feminino e de fazer perguntas improváveis aos seus entrevistados como ‘O que é amor?’ ou ‘Qual é a coisa mais importante do mundo?’.

Em conversa com Tom Jobim, a Clarice entrevistadora, como de hábito, falou sobre si: ‘Escrevo com amor e atenção e ternura e dor e pesquisa, e queria de volta, como mínimo, uma atenção completa.’ O livro, sem dúvidas, atende a este desejo”.

Texto do livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s