A coleção doada por Gerda Bornheim através de seu testamento para a Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul conta com mais de 4 mil títulos e é composta por obras antigas, algumas datadas no início do século passado, além de textos em outras línguas como alemão, italiano, espanhol e francês. Dentro dos livros é possível encontrar cartões-postais, cartas e dedicatórias trocadas na época, além de linhas sublinhadas e anotações dos leitores.

Dentre os livros, destaca-se a “Nova Antologia Poética”, de Mário Quintana, com a dedicatória do autor: “Para Gerd, uma lembrança de seu amigo Mario Quintana. Rio, 12.4.82”.

Livro-Mario-Quintana

Gerd Bornheim, irmão de Gerda, foi um reconhecido filósofo brasileiro. Realizou importantes trabalhos sobre teatro e reflexão estética, que são referência fundamental para a apreensão e compreensão de diversos aspectos da área teatral, entre eles, o sentido do trágico, a estética brechtiana e o teatro contemporâneo. Como escritor, destacou-se pela densidade e clareza de sua análise crítica e, como conferencista, atraiu plateias numerosas por sua competência filosófica e capacidade de comunicação.

Fonte: Itaú Cultural

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s