O resumo na língua vernácula em trabalhos acadêmicos segue normas específicas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT):

Resumo-Post

A norma estabelece as seguintes definições para resumo:

a) resumo crítico ou resenha: é redigido por especialistas, trata-se da análise crítica de um documento e não está sujeito a limite de palavras;
b) resumo indicativo: é a apresentação sintética dos pontos principais do documento, não apresenta dados qualitativos e quantitativos; não dispensa a consulta ao original;
c) resumo informativo: indica a finalidade, a metodologia, o resultado e a conclusão do documento, dispensa consulta ao original.

Recomenda-se que a primeira frase do resumo seja significativa, explicando o tema principal do documento. O resumo deve conter de 150 a 500 palavras para os trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, trabalho de conclusão e relatório técnico-científico). Para artigos é orientado que a extensão do resumo seja de 100 a 150 palavras.

Deve apresentar também as palavras-chave e/ou descritores relativos aos assuntos do trabalho acadêmico, logo após o resumo, conforme NBR 6028:2003. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave” (em negrito, finalizada por dois pontos), separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Deve-se evitar símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; fórmulas, equações e diagramas, somente usar se seu emprego for imprescindível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s