1936_LTM.jpg

Renomado professor e pesquisador, com importantes trabalhos publicados e pesquisas realizadas, Laudelino Teixeira de Medeiros (1914-1999) foi um estudioso da História do Rio Grande do Sul, com ênfase nos aspectos de urbanização, demografia e desenvolvimento econômico. Como profissional, foi professor de Sociologia no Colégio Universitário de Porto Alegre e na Faculdade de Filosofia da UFRGS. Catedrático de Sociologia na citada universidade, foi ainda professor na Faculdade de Ciências Econômicas e diretor do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Filosofia. Durante o regime militar, participou das comissões de inquéritos da UFRGS, colaborando com a ditadura.

A Coleção Especial Laudelino Teixeira de Medeiros contabiliza cerca de 14.600 títulos (25.300 exemplares), entre livros e periódicos. Sua biblioteca particular, carinhosamente denominada “Babel” por seus familiares e frequentadores mais próximos, foi adquirida pela UCS em 1999. O foco central da coleção situa-se nos temas Rio Grande do Sul e sociologia, mas contém também obras de outras áreas, como Filosofia, Psicologia, Política, Economia, Linguística e Literatura.

A biblioteca dispõe também de um exemplar original da tese de doutorado do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso: Formação e desintegração da sociedade de castas: o negro na ordem escravocrata do Rio Grande do Sul, haja vista que Laudelino Teixeira de Medeiros, juntamente com Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes e Thales de Azevedo, compôs a banca examinadora da defesa de Fernando Henrique.

As obras fazem parte do acervo de Coleções Especiais  e estão disponíveis para consulta local, na Biblioteca Central da UCS, no Campus Sede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s