Ao visitar as Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul, certamente você já se deparou com livros que possuem uma tarja colorida na lombada. Ela pode ser vermelha, verde ou azul, mas você sabe o que significa cada uma delas? Para isso, montamos uma breve, mas valiosa explicação abaixo, para facilitar o entendimento sobre elas:

TARJA VERMELHA: As obras que possuem uma tarja vermelha na lombada não podem ser emprestadas, ou seja, são livros de consulta local, podendo ser utilizados apenas dentro dos ambientes da biblioteca. Mas não são todos os livros que possuem um exemplar de consulta local, não é mesmo? Correto. Nas Bibliotecas Central e do Vale dos Vinhedos, é necessário que um título tenha a partir de 5 exemplares para que um contenha a tarja vermelha – nas demais Bibliotecas, a partir de três exemplares.

TARJA VERDE: Os livros de tarja verde são materiais adquiridos para os cursos de Pós-Graduação da UCS e estão localizados da Seção de Referência, na Biblioteca Central. Agora, uma pergunta: Existem livros de Pós-Graduação de consulta local? Sim, existem! Aliás, este é o único caso em que uma obra pode receber duas tarjas (verde e vermelha).   

TARJA AZUL: Os materiais que contêm tarja azul, são livros e periódicos doados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) . A UCS, através de um convênio, é depositária oficial no Brasil.

CONSULTA LOCAL1024X768

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s