FONTES-DIPLOMATICAS-683x1024.jpg

Organizado pelos professores Vania Beatriz Merlotti Herédia, da UCS,  e Gianpaolo Romanato, da Universidade de Pádua (Itália), o e-book “Fontes Diplomáticas: documentos da imigração italiana no Rio Grande do Sul” será lançado pela EDUCS nesta quarta-feira, dia 26 de abril, às 16 horas, no saguão a Reitoria, no Bloco A, no Campus-sede.

A publicação contempla 25 boletins publicados pelo Ministério de Relações Exteriores, os quais versam sobre o Rio Grande do Sul, no período de 1878 a 1913. A reunião desses boletins foi feita com a colaboração da Biblioteca da Banca D’Itália em Roma, da Universidade de Pádova e da UCS. Além dos boletins, a obra inclui a legislação de 1901, editada pelo Ministério das Relações Exteriores e a legislação sobre emigração e imigração, que regulamenta as terras públicas, no Estado do Rio Grande do Sul, o que oportuniza informações sobre a regulamentação da emigração no período”.

Vania Beatriz Merlotti Herédia bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova. Pós-doutora em História Econômica pela Universidade de Pádova (2002) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), e também, professora de graduação e pós graduação pela UCS.

Gianpaolo Romanato é professor de História Contemporânea na Universidade de Pádua e membro, desde 2007, do Pontifício Comitê de Estudos Históricos (Cidade do Vaticano). Seus temas de estudo são, em particular, a história do catolicismo nos séculos XIX e XX, a história das missões na África e na América Latina e a história da emigração.

Fonte: UCS

Adaptação: Pedro Rosano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s