maxresdefault (1).jpg

No início da semana, a literatura perdeu um grande nome: João Gilberto Noll morreu na última segunda-feira, aos 70 anos, as causas não foram divulgadas pela família.

 O escritor gaúcho, vencedor de cinco prêmios Jabuti, tem 18 livros publicados – 13 romances 3 copilações e duas obras infantojuvenis.  Noll marcou seu nome na história da literatura brasileira com títulos como “O cego e a dançarina”, de 1980. Pelo livro de contos, recebeu, além do Jabuti, os prêmios de revelação do ano, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e de ficção do ano, do Instituto Nacional do Livro. Foi traduzido para o espanhol, o inglês e o italiano.

Nascido em Porto Alegre em 15 de abril de 1946, Noll viveu no Rio de Janeiro entre 1969 e 1986, onde concluiu a faculdade de Letras, fez inúmeras colaborações em jornais como “Folha da Manhã” e “Última Hora”, e deu aulas na PUC. Conhecido por sua reclusão, o autor mantinha uma vida solitária em seu apartamento em Porto Alegre. João Gilberto Noll foi enterrado nessa quarta-feira (29), no Cemitério João XXIII, na capital gaúcha.

Fonte: O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s