empréstimo.png

O bibliotecário é  aquele que administra uma biblioteca ou qualquer membro do corpo de profissionais de uma biblioteca. São profissionais liberais, podem ser bacharéis, mestres ou doutores; e sua função é tratar a informação, tornando-a acessível em qualquer suporte informatizado. As áreas de atuação dos bibliotecários abrangem bibliotecas públicas e privadas, centros de informação, redes de dados e sistemas de informações.

Segundo informações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o bibliotecário é considerado um profissional da informação e, para que exerça sua profissão legalmente, precisa de bacharelado em Biblioteconomia ou outros cursos como Gestão da Informação, Documentação ou Ciência da Informação.

Como uma forma de parabenizar estes profissionais, foi criado o Dia do Bibliotecário, comemorado todo dia 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e publicitário brasileiro. Após formar-se engenheiro, Bastos especializou-se em Eletricidade nos Estados Unidos, país onde conheceu Melvil Dewey, bibliotecário que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

Influenciado por Dewey, Bastos Tigre abandona a carreira de engenheiro e entra no mundo da biblioteconomia aos 33 anos de idade. De volta ao Brasil, classifica-se em primeiro lugar em concurso público e começa a trabalhar como bibliotecário no Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde aplica o estudo de Dewey sobre a Classificação Decimal.

No ano de 1945, o profissional acaba sendo transferido para a Biblioteca Nacional, local onde trabalhou por dois anos. Após adquirir experiência profissional nestas duas primeiras bibliotecas, tornou-se diretor Biblioteca Central da Universidade do Brasil, instituição em que trabalhou mesmo após sua aposentadoria. Neste último trabalho, teve a oportunidade de estar lado a lado com o Professor Calmon de Sá, Reitor da Universidade.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul parabeniza todos os Bibliotecários da instituição e do Brasil, pelo seu dia e exalta a fundamental importância desta profissão no meio acadêmico e na sociedade.

Fonte: Infoescola

Texto – Adaptação: Pedro Rosano

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s