Criancas-lendo-.jpg

As estatísticas comprovam. Falta diversidade na literatura brasileira contemporânea. Essa constatação não é novidade, mas ganha cara na pesquisa “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004“, coordenada por Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília (UnB). A partir de 2003, a equipe responsável pelo projeto analisou 258 romances, publicados no período de 1990 a 2004 pelas editoras Companhia das Letras, Record e Rocco, para desenhar o perfil médio do escritor brasileiro. Entender as ausências e o que estava sobrepondo-se a elas, no caso primordial de pobres, de negros e de mulheres. A pesquisa revelou que os autores, em sua maioria, são brancos (93,9%), homens (72,7%), com diploma superior (78,8%) moram no Rio de Janeiro ou em São Paulo (47,3% e 21,2%, respectivamente). Já na representação dos personagens nos romances, eles são, na maior parte das vezes, homens (62,1%) e heterossexuais (81%).

Os números tornam-se preocupantes, pois, neste cenário, a literatura deixa de preencher um importante papel social, a pluralidade do romance, enquanto “representações de linguagens”. Confinando certos grupos sociais a invisibilidade. “Ao interromper suas atividades e abrir um romance, o leitor busca, de alguma  maneira,  se  conectar  a  outras  experiências  de  vida.  Pode  querer encontrar  ali  alguém  como  ele,  em  situações  que  viverá  um  dia  ou  que espera jamais viver. Mas pode ainda querer entender o que é ser o outro. Reconhecer-se ou reconhecer o outro, faz parte de um processo de legitimação de identidades, ainda que elas sejam múltiplas”, afirma Dalcastagnè no artigo.

A pesquisa inova ao apresentar números para o fenômeno, dando cara ao abismo que separa a diversidade da sociedade brasileira e sua efetiva presença na literatura. É a confirmação de uma hipótese que já se intuía: o campo literário ainda é um território elitista. Todos os resultados foram divulgados em publicações acadêmicas e aprimorados no livro: Literatura Brasileira Contemporânea: Um Território Contestado, ampliando o debate para outros períodos também. Confira no infográfico abaixo, as principais informações.

Perfil-autores-e-personagens-04.png

Fonte: Blog Estante Virtual

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s