Dicas para ler mais e deixar o smartphone de lado

leitura

É quase instintivo pegar o celular na mão quando você está sem fazer nada ou esperando algo; as Redes Sociais, jogos online e sites para assistir filmes, tem se tornado os novos vícios das pessoas, que estão deixando para trás passatempos mais analógicos como a leitura. Abaixo, listamos algumas dicas para retomar, ou não abandonar o hábito de ler:

1- Desconecte-se para dedicar a leitura

A internet, apesar de seus memes de gatinhos fofos e vídeos engraçados, é a maior ferramenta de procrastinação do mundo. Você começa com a intenção de passar alguns minutinhos olhando o Facebook, mas quando se dá conta já está sentado há horas em frente ao computador ou com o smartphone em mãos. Por isso, é importante que você fique offline na hora de ler, estipule um horário, se concentre e boa leitura.

2- Passeie pela livraria

Pode parecer algo muito simplista, mas se aproximar desse universo pode resolver a crise com os livros. Por isso, reserve um tempo para passear por sua livraria favorita, tomar um bom café e conhecer as novidades. Depois de algumas horas admirando as capas dos livros e conversando com os vendedores, sem dúvida você retomará sua inspiração e gosto pela leitura.

3- Compartilhe o hábito com um amigo

Ler é uma atividade que, geralmente, é praticada por uma única pessoa, mas ter uma companhia em momentos de crise pode ser a solução para os seus problemas. Fale com amigos que também estejam querendo ler, aí vocês poderão indicarem livros um ao outro, além de compartilhar as experiências que tiveram enquanto liam.

4- Ouça o seu livro

Se sentar e folear as páginas de um livro parece angustiante para você, então aposte nos audiolivros. Atualmente, uma extensa variedade de gêneros e autores estão disponíveis nesse tipo de plataforma, que é prática e barata e pode ser utilizada em casa, no carro ou até mesmo no smartphone.

5- Experimente novos gêneros

Apesar de você ser apaixonado por uma determinada série de livros, ler suas histórias por diversas vezes pode ser muito cansativo. Para evitar que você se canse da leitura e também tenha a chance de conhecer coisas novas, tente explorar gêneros diferentes do que está acostumado. Nessa aventura, você pode descobrir uma nova série favorita.

Fonte: Universia

Texto – Adaptação: Pedro Rosano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s