Quais são os países mais leitores do mundo?

mundo.jpg

Os benefícios de ler são múltiplos e comprovados, a leitura estimula a criatividade, enriquece o mapa referencial, reforça processos cognitivos, entre outros. Em um plano coletivo, uma sociedade que lê mais, é uma sociedade menos vulnerável e com mais capacidade de ser formadora de opiniões.

Há algumas semanas a Market Research World publicou o Índice de Cultura Mundial, ranking que refere a relação de diversos países, ou melhor sua população, com diferentes hábitos culturais, entre eles a leitura.

O país que mais lê no mundo é a Índia e ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia, Tailândia, China e Filipinas, enquanto o quinto é o Egito. Posteriormente vem a nação europeia melhor localizada, a República Tcheca, seguida da Rússia, Suécia empatada com a França, e depois Hungria empatada com a Arábia Saudita. Quanto a América Latina, o país mais leitor é a Venezuela, no 14º lugar, e depois vêm a Argentina (18º), México (25º) e Brasil (27º) com médias de leitura que rondam menos da metade de tempo que dedicam na Índia. Veja abaixo um mapa que aponta estes dados:

 

paises_leitores_mundo.jpg

Texto – Adaptação: Pedro Rosano

Fonte: Metamorfose Digital

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s