Conheça o Instituto Bruno Segalla, no Campus 8 da UCS

download (8).jpg

Os monumentos Instinto Primeiro, na Praça Dante Alighieri, e Jesus do Terceiro Milênio, no Pavilhões da Festa da Uva são algumas das obras assinadas pelo artista caxiense Bruno Segalla, falecido há 15 anos. A Universidade de Caxias do Sul abriga o Instituto Bruno Segalla, localizado no Centro de Artes e Arquitetura, junto ao Campus 8 da UCS; onde é possível visitar o acervo do escultor. Além das visitações abertas à comunidade, o espaço combina ações educativas focadas especialmente no público de escolas, além de realizar periodicamente exposições do artista.

 

alfinete.jpg

“Não é possível enquadrar a obra do Bruno Segalla em uma única linha. De um modo geral, seus trabalhos são conduzidos pelo expressionismo”, contextualiza a professora do curso de Artes Visuais da UCS, Sinara Boone. Nessa corrente, os sentimentos e as experiências de vida do artista andam lado a lado com a técnica de produção da arte.  E não falta vida nas criações de Segalla, seja a expressão da própria ou das de quem compartilhou momentos, angústias ou desejos. Há vida na representação da grávida, no encontro de casais, na mãe que carrega os filhos, na mulher que amamenta, no homem que empunha o metal.
“Direitos humanos e a representação feminina são temas presentes na obra do escultor. Do ponto de vista da técnica, seus trabalhos não se caracterizam pela busca da beleza do traço”, considera Sinara.

finaltecnica.jpgAlém das esculturas, medalhas e placas, o instituto abriga réplicas de bustos e estátuas produzidas por Segalla, encontrados em diferentes espaços públicos.

Texto – adaptação: Pedro Rosano

Fonte: UCS Oficial Site

Fotos: Cláudia Velho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s