Jovens brasileiros estão lendo mais

o-READING-PILE-OF-BOOKS-facebook.jpg

O número de jovens brasileiros que gostam de ler está melhorando, mas ainda há longo caminho a percorrer. Entre os desafios, estão as questões socieconômicas, que puxam a nossa média para baixo, afinal 2,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão fora das escolas. Ainda assim, as recentes pesquisas mostram que temos alguns motivos para ficarmos um pouco mais otimistas.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope e o Instituto Pró-Livro em maio deste ano, 67% do público leitor no Brasil é composto de jovens com a idade entre 18 e 24 anos – um crescimento de 14% em relação a 2014. A mesma pesquisa aponta que os adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto, sem nenhuma obrigação escolar ou profissional.

Os números de jovens interessados em literatura vem crescendo, os números apontam isso e também a sociedade, em que se percebe crianças cada vez mais sagazes e adolescentes formadores e questionadores de opinião, reflexo da leitura da vida destas pessoas.

Importante também saber o que se está lendo, e é preciso garantir, especialmente, o direito de compreender aquilo que leem. Quase 20 milhões de jovens ainda não descobriram se gostam ou não de ler, para estes é necessário que lhes seja garantido o direito de experimentar. Que lhes sejam oferecidos espaços, encontros e práticas leitoras cativantes e mediadas, que encontrem professores e bibliotecários, valorizados, capacitados e que gostem de ler literatura e de conquistar leitores, para que esses jovens brasileiros exerçam seu direito de serem despertados pelo prazer da leitura.

Texto – Adaptação: Pedro Rosano

Fonte: Mundo Estranho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s