Estudar bem, não significa estudar muito

iStock__PeopleImages.jpg

Você já teve a sensação de ter estudo muito, mas muito mesmo, e ter aprendido abaixo de sua expectativa e necessidade? Pois esta é uma realidade de muitos estudantes, que encontram dificuldades na hora de se preparar para um prova. Então, selecionamos algumas dicas que te ajudarão, através de um bom planejamento, a estudar melhor e acima de tudo, aprender.

Estudar horas a fio prejudica mais do que ajuda
Quem nunca chegou em uma situação na qual deixou para estudar tudo em cima da hora, por ter acumulado o que poderia ter sido estudado durante as semanas antecedentes à prova?  Os fatores para se acumular assuntos são diversos e nem sempre quem faz isso é por falta de responsabilidade, pelo contrário, a grande maioria dos estudantes trabalha durante o dia e estuda à noite, sobrando pouco tempo para os estudos em casa. Portanto, é importante que você crie pequenos resumos e determine um limite de horas de estudo e é claro, não deixe para a última hora.

 Quantas horas estudar por dia?

A disponibilidade de tempo é o maior problema para os estudantes, principalmente quando você participa de grupos de estudos, estágios ou até mesmo já exerce algum trabalho e concilia ele com seus estudos. Não fique com a consciência pesada pelo fato de não ter o dia todo para estudar. lembre-se que qualidade é infinitamente mais importante do que quantidade. É muito melhor você estudar uma ou duas horas focado do que 4 horas sem prestar atenção no que está estudando pelo fato de se distrair com tudo que passa pela frente.

Escreva à mão em vez de digitar

Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. “Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita”, dizem professores.

Crie um pequeno ritual antes de estudar

Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.

Fonte: Livros e Pessoas

Texto e Adaptação: Pedro Rosano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s