11 livros infanto-juvenis que todo adulto deveria ler

child-reading.jpg

Neste mês de outubro, as sugestões literárias da Biblioteca Central da UCS contam com “livros infanto-juvenis que todo adulto deveria ler”. A seguir, listamos 11 obras de fascinar todas as idades:

1 – O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado.

Número de Chamada: 821.113.5-31 G111m

2 – Ponte para Terabítia, Katherine Paterson

Jess Aarons  sente-se um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Logo Jess e Leslie tornam-se grandes amigos e, juntos, criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde apenas é possível chegar se pendurando em uma velha corda, que fica sobre um riacho perto de suas casas. Este livro tenta passar ao adulto a sensação de imaginar algo totalmente diferente do que vivemos sem esquecer o mundo real.

Número de Chamada: 821.111(73)-31 P296p

3 – O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante, e ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. É o livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia.

 Número de Chamada: 82-93 S137p

4 – O Mágico de Oz, L. Frank Baum

O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia numa fazenda do Kansas com seus tios e seu cachorro chamado Totó. Num dia habitualmente cinzento, um ciclone acaba por se centralizar bem sobre a casa de Dorothy. Enquanto seus tios conseguem entrar no porão que servia como abrigo para essas tempestades, Dorothy e seu cachorro se atrasam e ficam para trás, sendo levados por muito tempo pelos ares até chegarem na terra de Oz.

Número de Chamada:  82-93 B347m

5 – Desventuras em Série, Lemony Snicket

Desventuras em Série é um bestseller de 13 livros que conta a trágica história dos irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, que perdem os pais num terrível incêndio que acometeu a mansão onde eles moravam. Sem pais, os Baudelaire ficam sob os cuidados do Sr. Poe, um banqueiro que tem acessos de tosse em todas as frases que diz e que apesar de ter muita boa vontade é bem fácil de ser enganado, e ele tem que procurar o parente mais próximo deles para que fiquem em seus cuidados até que Violet, a mais velha de catorze anos, atinja a maioridade e possa cuidar dos irmãos Klaus, dois anos mais novo, e Sunny, um bebê que tem mais ou menos um ano.

 Número de Chamada:  821.111(73)-31 H236e

6 – Ei! Tem Alguém Ai?, Jostein Gaarder

Esta é a história de um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais voltarem da maternidade, ele recebe a visita de Mika, uma espécie de pequeno príncipe que parece de outro planeta. Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também. Passam 24 horas juntos e conversam sobre temas como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros. Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o menino sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para um novo habitante.

Número de Chamada: 82-93 G111e

7 – Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

Número de Chamada: 821.134.3(81)-31 V331m

8 – Alice no País das Maravilhas

Alice  é uma garota curiosa e cansada da monotonia de sua vida. Um dia, ao seguir o apressado Coelho Branco , ela entra no País das Maravilhas. Lá ela conhece diversos seres incríveis, como o Chapeleiro Louco, o Mestre Gato, a Lagarta e a Rainha de Copas.

 Número de Chamada: 82-93 C319a

9 – O Senhor dos Anéis, J. R.R. Tolkien

Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

Número de Chamada: 821.111-312.9 T649s

10 – Aruá, o Boi Encantado, Luís Jardim

O desenho animado, inspirado na literatura de Cordel, conta a história de um fazendeiro cujo poder é desafiado sete vezes pela extraordinária aparição de um boi misterioso, o Boi Aruá. Baseado no imaginário do sertanejo nordestino, Boi Aruá é muito mais do que uma simples e didática adaptação do universo nordestino: é uma transposição extremamente criativa desta cultura para o audiovisual. Com um traço típico dos desenhos de cordéis, mas à diferença da linha “em perfil” de J. Borges, tem uma estética própria, singela e poética.

Número de Chamada: 82-93 J37b

11 – Harry Potter, J.K. Rowling

É uma série de sete romances de alta fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. A série narra as aventuras de um jovem bruxo, Harry James Potter, o personagem principal, e seus amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, os quais são alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O arco de história principal diz respeito a busca de Harry para superar o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende tornar-se imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter.

Número de Chamada: 821.111-312.9 R884h

Fonte: Livros Só Mudam Pessoas

Texto/Adaptação: Pedro Rosano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s