Bob Dylan é o ganhador do Nobel de Literatura 2016

149080611_bob_dylan_aap.jpg

O cantor e compositor americano Bob Dylan conquistou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. A escolha foi divulgada em um evento em Estocolmo, na Suécia. Além do título, Dylan, que é considerado um dos maiores nomes da música do século XX, receberá cerca de R$ 2,9 milhões.

Mas por que a opção por um músico e não por um escritor de ofício? Acontece que o nome de Bob já vinha sendo aclamado há anos, pois além de músico, o artista também é poeta com diversos livros lançados e se destaca sobre tudo pelo lirismo de suas letras, o curioso é que justo neste ano, Dylan não estava entre os mais cotados.

Reconhecendo que o Nobel de literatura de 2016 pode parecer surpreendente, a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, declarou que Dylan foi escolhido “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”.  A academia citou ainda que “Dylan tem o status de um ícone” e que “sua influência na música contemporânea é profunda”.

Dez vezes vencedor do Grammy, Bob Dylan já se reinventou por diversas vezes, assumindo as identidades de desafiador do pop, estrela do rock, poeta sábio e cristão missionário – ele se converteu ao cristianismo em 1979.

Em 2004, Bob Dylan foi eleito pela revista americana “Rolling Stone” o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles.

Fonte: G1

Texto/Adaptação: Pedro Rosano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s