Conheça obras que serão lançadas pela EDUCS na Feira do Livro

Na primeira semana da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que começa nesta sexta-feira dia 30 e se entende até o dia 16 de outubro, na Praça da Feiras (Largo da Estação Férrea), a Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS lançará 4 obras, em eventos realizados no estande da editora, onde também serão comercializados os títulos já publicados. Os eventos que contemplam os primeiros sete dias de feira são:

1º DE OUTUBRO – SÁBADO  

16h – Ética e Existência, de Marcos André Webber

feira1.jpgO livro oferece ao leitor uma tentativa de aproximação do pensamento de Martin Heidegger aos temas próprios da ética-filosófica. Muito embora a filosofia heideggeriana nem sempre esteja associada à análise de temas éticos, ela pode trazer importantes contribuições, com o intuito de promover uma reflexão sobre a estrutura existencial. Neste contexto, este livro tem como objetivo central identificar, na estrutura ontológica do Dasein, os elementos que possibilitam uma compreensão do ser-ético-no-mundo, a partir do pensamento de Martin Heidegger, evidenciando a necessidade de se conceber a analítica existencial como uma instância prévia, que se mostra condição de possibilidade para a relação entre ética e existência. O autor, Marcos André Webber, é doutorando em Filosofia pela Unisinos e mestre em Filosofia pela UCS, contador e advogado.

18h- História das Eleições municipais de Caxias do Sul, de Mansueto Serafini Filho 

feira2.jpg Com a chegada dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, por volta de 1875, a cidade começa a crescer e emerge a necessidade de se tornar independente. De lá até agora passaram-se 126 anos. Neste período, Caxias contou com 38 administrações municipais, contabilizando as juntas governativas, os intendentes, os prefeitos nomeados e os prefeitos eleitos. Toda essa memória está documentada neste livro de 308 páginas. Além dos números fidedignos dessa trajetória, a obra retrata a história política da cidade – como o conflito entre maçons e católicos, que permearam estes primeiros tempos –, e o comportamento dos partidos políticos no Rio Grande do Sul, o seu surgimento, a atuação e até mesmo a extinção. Relata, inclusive, o comportamento das legendas políticas de Caxias, em momentos cruciais da política nacional, como a queda no Estado Novo, a Ditadura Militar e a Redemocratização do Brasil. O autor, Mansueto de Castro Serafini Filho, é jornalista, bacharel em Direito pela UCS e político. Foi vereador de Caxias do Sul (1964/1968), vice-prefeito (1969/1972), prefeito em dois mandatos (1977/1982 e 1989/1992), diretor-presidente da Trensurb em Porto Alegre (1985/1988) e diretor do Banrisul (1993/1994).

18h- Cidade Sustentável: Direito Urbanístico e Ambiental – Instrumentos de Planejamento, de Adir Ubaldo Rech e Adivandro Rech.

feira3.jpgO Direito tem aprofundado a doutrina de novos direitos, mas não tem conseguido criar instrumentos jurídicos efetivos de concretização de políticas públicas, que possam assegurar esses direitos. A necessidade de aperfeiçoar e criar novos instrumentos jurídicos, no Estatuto da Cidade, nos Planos Diretores, especialmente que possam avançar na construção de cidades sustentáveis, quer no aspecto ambiental, quer no social e econômico, é sem dúvida o grande desafio contemporâneo. O livro se propõe a discutir e apontar caminhos, na busca de fundamentos para a construção de um projeto de cidade sustentável. Adir Ubaldo Rech é formado em Filosofia e Direito pela UCS, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná; pós-doutor em Direito Urbanístico pela Universidade de Lisboa; e professor de Direito Ambiental e Urbanístico no Mestrado em Direito Ambiental da UCS com experiência na assessoria de dezenas de municípios na elaboração de seus planos diretores. Adivandro Rech é formado em Direito e mestre em Direito Ambiental pela UCS; é secretário Municipal do Meio Ambiente e procurador de carreira, no município de Caxias do Sul; é professor de Direito Administrativo na UCS.

07 DE OUTUBRO – Sexta-Feira

18h – Caminho dos Girassóis: uma abordagem sobre o luto, de Nausa Picolli Fante

Esta obra feira4.jpgtem a intenção de contribuir para reflexões sobre a morte e o necessário processo de luto. É uma abordagem sobre o luto pela perda de filho e o cuidado psicológico em grupos de apoio. Apresenta perspectivas para o suporte emocional e esclarecimento frente às diferentes dimensões do cuidado: psicologia, enfermagem, medicina, assistência social e pedagogia. A autora é psicóloga clínica graduada em Psicologia pela UCS; graduada em Comunicação Social, Relações Públicas, pela mesma Universidade; especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo Instituto de Psicologia 4 Estações/SP; coordenadora do Grupo de Apoio a Pais Enlutados (Anjos Secretos) e membro da equipe da Clínica Psicológica Luspe. Atende também na Casa de Saúde São Frei Pio Capuchinhos em Caxias do Sul.

Fonte: Site Universidade de Caxias do Sul

Texto/ Adaptação: Pedro Rosano 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s