7 dicas para estudar melhor

Estudo-Concursos.jpg

Já sentiu aquele desespero por não conseguir entender aquela matéria difícil? Já passou pela sensação de estar estudando por horas, mas não estar assimilando o conteúdo corretamente? Pois é, tem vezes que o nosso cérebro parece não querer ajudar, por isso que trouxemos 7 dicas que vão te ajudar a estudar melhor, não se cansar tão rápido e principalmente entender os conteúdos:

1 – FAÇA EXERCÍCIOS 

Correr, andar de bicicleta, nadar ou qualquer outro esporte que desperte o seu interesse ajuda a fortalecer as conexões do cérebro. O resultado disso é a melhora de habilidades de aprendizado e memória, o que melhora o aproveitamento dos seus estudos. O recomendado é que o exercício dure pelo menos 30 minutos, três vezes por semana. Mas vá com calma, exercício em demasia, ainda mais quando não se tem aquele preparo físico, também não ajuda.

2 – SEJA CRIATIVO 

Desde livros de colorir até se aventurar a fazer um novo prato, o importante é fazer coisas novas para encorajar o cérebro a funcionar de maneira diferente.

3 –INGIRA NUTRIENTES E VITAMINAS

Tomar as vitaminas e nutrientes certos pode auxiliar seu cérebro de várias maneiras. Zinco e iodo contribuem para o trabalho cognitivo normal do cérebro, já as vitaminas B6 e B12, assim como ácido fólico, ajudam a prevenir a famosa fadiga que leva o cérebro a querer procrastinar durante os estudos. Omega-3 e um dos seus ácidos graxos, o ácido docosahexaenoico, ajudam o cérebro a funcionar corretamente (o que é essencial para o aprendizado).

4 – SOCIALIZE

Se trancar no quarto, mal e mal abrir as cortinas e aproveitar as poucas horas livres regado somente a coca-coca e netflix não vão te ajudar, amigo. É comprovado cientificamente que conversar mesmo que por 10,20 minutos por dia pessoalmente com alguém, ajuda a manter o cérebro otimizado, com boa memória e funcionando bem, por isso saia um pouco da monotonia, vá a casa de um amigo ou saia para jantar. Socializar e relaxar, fazem você voltar a estudar com mais gosto.

5 – VOCÊ PRECISA DORMIR

Estudar com sono não funciona e isso nem precisa ser comprovado cientificamente para se saber que é uma grande verdade. O ideal são as oito horas diárias de sono, mas como somos apenas mortais, o recomendado é fazer uma pausa nos estudos, no auge do cansaço, e dormir por 30 minutos, que acrescido a uma noite tranquila de sono, vão ajudar a renovar sua disposição.

6- SAIA DA ROTINA 

É preciso (saber viver? também.) mudar a rotina do nosso cérebro, para que ele não se “vicie”/acostume as mesmas coisas todos os dias e acabe ficando insosso a aprender coisas novas. Por isso, a cada dia tente fazer algo diferente, ir por outro caminho para a faculdade, almoçar em um lugar diferente, nas horas vagas visitar um amigo ou ir jantar fora, ao cinema. Isso aumentará sua eficiência e produtividade, vale a pena tentar.

7- TENTE ALGO NOVO  

É sempre positivo ter uma ocupação que fuja por alguns momentos de sua área de estudo ou que atua. Então que tal aprender uma língua ou praticar um esporte? Fazer algo que saia da nossa rotina e zona de conforto nos auxilia a retomar as atividades com mais disposição.

Baseado na matéria produzida pelo portal Universo Brasil, estas foram nossas dicas para descansar e treinar o seu cérebro para tantas demandas e responsabilidades que temos. Sem dúvida, se conseguirmos seguir a maioria delas, vamos ter mais produção e produtividade, mas acima de tudo, uma qualidade de vida melhor.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s