Sugestão Literária: “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo

Mais uma sugestão literária para você, feita pelos funcionários das Bibliotecas da UCS. Nessa edição, o auxiliar de biblioteca Guilherme Debastiani sugeriu a obra “O Cortiço”.download.png

Há várias razões pelas quais a leitura de “O Cortiço” é indispensável. Ele foi publicado em 1890, e é um romance com características do movimento Naturalista. É uma das obras mais importantes desse movimento, pois denuncia que, diante de um ambiente degradado, as pessoas ás vezes comportam-se como animais. Isso é mostrado por meio do ambiente no qual o romance se passa: um cortiço, onde pessoas vivem aglomeradas, e também por meio das ações de seus personagens, como o caso trágico de Piedade, portuguesa esposa de Jerônimo, que se entregou ao álcool após perder seu marido para Rita Baiana, mulata sensual que “fisga” o português ambicioso, dono do cortiço, que enriquece conforme seu estabelecimento cresce e se enche de moradores. Esse divertido enredo denuncia também os problemas sociais existentes no século XIX (muitos deles ainda existentes no século XXI), como pobreza, adultério, corrupção, formação de moradias em lugares inapropriados, e apresenta a maneira como as pessoas desses conglomerados viviam, explorados por alguém (no caso, por João Romão) que enriquece a custa das necessidades dos mais pobres. Além disso, trata de tabus da sociedade, como homossexualidade, alcoolismo e prostituição. (Saraiva)

O funcionário da biblioteca revela que leu o livro ainda no ensino fundamental, por indicação da mãe. Segundo ele, foi essa a obra que lhe fez procurar por todas as outras que leu posteriormente.

Guilherme relata que é um livro que prende o leitor no literário mundo de João Romão, passeando pelas tramas envoltas a ele. Ainda de acordo com o funcionário, o livro nos faz viajar no enredo das relações entre Romão e os outros personagens.

Para finalizar, ele informa que o final traz um desfecho surpreendente e afirma que, com a leitura de ‘O Cortiço’, “pode-se fazer uma comparação com a seguinte pergunta: O que o ser humano é capaz de fazer pelo poder?”

O livro “O Cortiço” está disponível em nosso acervo. Confira!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s