Trabalhos expostos são da artista visual Odilza Michelon. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo telefone (54) 3289-9000 com Rosiana Frizon. 

trans-montarA exposição Trans-[ Montar ] abre o semestre na Galeria de Arte do Centro de Artes e Arquitetura, no Campus 8, no dia 17 de março, quinta-feira, às 19h40min, com uma conversa com a artista Odilza Michelon e a jornalista Adriana Antunes. A exposição tem orientação e curadoria de Jailton Moreira e pode ser visitada pela comunidade entre 18 de março e 8 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22h30min.

trans-montar-2A exposição apresenta 17 fototransparências, em dimensões variáveis, do projeto que vem sendo desenvolvido desde 2014. Segundo o texto da jornalista Adriana Antunes, “as tramas, as sombras, a claridade e a transparência desenham o contorno dos cenários urbanos e bucólicos que compõem a exposição de fototransparência de Odilza Michelon. Suas obras resultam de uma composição apurada e precisa de seu olhar sobre a vida, registrado por uma câmera fotográfica. Olhar para o mundo e perceber o quanto ele pode ser perturbador e revelador ao mesmo tempo é uma das percepções que se tem a partir dos trabalhos aqui apresentados. Permitir-se o deslumbrar cotidiano através das imagens de Odilza, nos ajuda a compreender a metáfora de que o negativo pode ser tão mais belo e dinâmico quanto aquilo que nosso olho já está acostumado a ver. Suas transparências e sombras sugerem uma narrativa quase apocalíptica ressaltando que vivemos uma aceleração do tempo em que a sobreposição de imagens forma e deforma nossa relação com o mundo. No entanto, há ressonância, porque é preciso romper o paradoxo da extrema importância do avanço tecnológico e perceber que a arte só é maior, por ser arte”. 

Odilza Michelon é artista visual associada ao NAVI – Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul desde 1993. Formada pela Escola Municipal de Belas Artes, de Caxias do Sul, em 1965. Licenciada em Desenho pela Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul, em 1967. Participou de inúmeras exposições coletivas com o grupo do NAVI e da Exposição Internacional Coletiva de Livros de Artista, sob a coordenação geral de Mara Caruso. Participa das Conversas Ilustradas no NAVI, com Jailton Moreira também seu orientador desde 1995. Com participações no Clube de Gravura do Centro de Artes e Arquitetura e no Projeto de Xilogravura do NAVI, Odilza foi professora de Artes da rede municipal de Caxias do Sul até aposentar-se.

Jailton Marenco Moreira, curador da exposição, é artista visual, ilustrador, orientador, curador, cenógrafo, figurinista, carnavalesco, teórico e professor de cursos ligados à Arte Contemporânea.

Adriana Antunes é doutora em Letras, professora universitária e diretora de programação da UCSTV. Escritora e artista visual, é curadora de conteúdo jornalístico da Rede Prosa (rede de televisões universitárias ligadas ao COMUNG), membro da Academia Caxiense de Letras e do Centro de Leitura Quindim.

Fotos: Paulo Henrique Prior/Foto Itália

Fonte: UCS

Anúncios

Um comentário em “Exposição Trans-[ Montar ] abre o semestre da Galeria de Arte do Campus 8.

  1. Fui apreciar a bela expo. da galeria do campus 8, da artista Odilza , que me deixou deslumbrada com a pluralidade dar o tom perfeito na singularidade. Parabéns a UCS e a artista. continuem. Clara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s