livros lindos (Foto: Flickr/Giulianna Gadelha)

Ler é um ato solitário, mas cada vez mais social. Nos últimos anos, um fenômeno surgiu no Youtube com força avassaladora: é a criação de canais booktubers, ou seja, que promovem a discussão e a recomendação de leituras. Cunhado em 2011, o termo vem ficando cada vez mais comum entre produtores de conteúdo brasileiros, por conta da enorme popularidade de alguns booktubers daqui. Confira nossa seleção de canais que você não pode deixar de seguir:

Who’s Geek: Apresentado pelo casal Roberto e Gabi, o Who’s Geek já deixa claro no título que os temas são bastante nerds. Segundo Gabi, o canal foi criado para “criar outra plataforma pra complementar o blog, que já tinha dois anos”, e já comemora um ano de vida. Um dos conteúdos mais bacanas do canal é a playlist Clássicos da Ficção Científica, em que ambos comentam suas leituras de autores renomados e importantes do gênero de FC, e a lista Autoras de Fantasia e Ficção Científica Que Você Precisa Ler, focadas em mulheres na fantasia e na ficção científica. O canal também está participando de uma releitura coletiva da série Harry Potter, em parceria com diversos canais brasileiros.

Vamos ler: O foco da booktuber Maria Angélica são obras publicadas originalmente em inglês, que compõe a maior parte de sua linda coleção de livros de capa dura. Antenada nos lançamentos gringos, ela é apaixonada por literatura YA (young adult), ficção histórica, distopias e romances. Vale acompanhar as discussões sobre temas do universo literário, como a presença de sexo em livros para jovens, livros pipoca x livros cabeça eNaNoWriMo (competição online para escritores). Mas cuidado: você corre o risco de querer comprar muitos (se não todos) os livros que ela apresenta no vlog.

Geek Freak: Desde 2014, o publicitário Victor Almeida produz conteúdo no Youtube para seu canal pessoal. Victor é apaixonado por ficção científica, fantasia, “videogames, internet e em viver mais dentro de minha própria cabeça do que no mundo real”. Com mais de 50 mil inscritos, o Geek Freak é um canal perfeito para quem quer recomendações de leitura voltadas para o público jovem e nerd. Tudo isso com uma linguagem rápida, gostosa  e cheia de humor. Além disso, Victor sempre mostra os livros que comprou durante o mês e é um incentivador de encontros entre booktubers e espectadores. Vale muito conferir.

Abdução: Leve, engraçadíssimo e recheado de informação, o programa é produzido pela equipe da Editora Aleph e vai ao ar às sextas-feiras. Vale dizer que não é restrito a literatura: segundo Lucas Alves, produtor do programa, os vídeos vão de ficção científica a quadrinhos. E o programa não se restringe ao catálogo da editora: “se para falar sobre viagem no tempo a gente tem que mencionar Novembro de 63 e A Máquina do Tempo de H.G. Wells, livros que não são da Aleph, a gente cita sem problemas”, contou Lucas. Para Bárbara Prince, uma das participantes dos vídeos, as gravações são cheias de risadas e muito colaborativas. “Todos os vídeos têm muita participação da equipe inteira, todo mundo acaba dando palpite”. O resultado é conteúdo “de fãs para os fãs”, com direito a esquetes de humor e erros de gravação no fim dos vídeos.

Tiny Little Things: O canal foi um dos primeiros do nicho do Booktube a surgirem no Brasil. Ele é comandado pela professora Tati Feltrin, de São Paulo. O diferencial do Tiny Little Things é o fato de Tati tratar um pouco de tudo: de livros de não-ficção a mangás. Além dos tradicionais vídeos de resenhas, ela faz discussões sobre temas relacionados à literatura e ao mercado editorial. Outro ponto bacana do TLT é a interação de Tati com o público: todo mês quem a acompanha tem a oportunidade de votar em um livro para ela ler durante o mês. Conheça o trabalho dela abaixo:

Tô Lendo!: Em janeiro de 2015, a editora do site da GALILEU, Cláudia Fusco, percebeu que estava comprando livros demais. Mais do que ela poderia ler, inclusive. Como forma de se comprometer a ler o que já tinha em casa, Cláudia decidiu passar um ano sem comprar livros. Assim nasceu o canal literário Tô Lendo!, onde ela registrou como foram os doze meses em que redescobriu as obras que já tinha e como isso afetou sua relação com a leitura. Cláudia tem mestrado em Estudos de Ficção Científica na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, então boa parte dos livros que resenha têm a ver com o gênero. Vale conferir:

Vitor Martins: Em seu canal, Vitor aborda livros e filmes tanto de obras clássicas quanto modernas e mainstream. Tudo com bastante empolgação e animações incríveis – Vitor é ilustrador e seus desenhos são partes importantes da produção do canal e da edição dos vídeos. Ele também interage bastante com quem o assiste, fazendo diversos desafios, maratonas literárias e até um clube do livro virtual. Assista:

Ler Antes de Morrer: Ao passar em frente à vitrine de uma livraria e ver um volume com o título 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, a jornalista Isabella Lubrano pensou “Mas que bobagem! Ninguém nunca conseguiria ler 1001 livros durante a vida”. Mas mesmo assim resolveu tentar. Desde então ela toca o canal literário Ler Antes de Morrer, onde faz resenhas de clássicos da literatura. No canal tem bastante espaço para as obras de todo o mundo, principalmente do Brasil. Conheça:

Fonte: Galileu

Anúncios

Um comentário em “8 canais literários brasileiros que você precisa conhecer

  1. Olá, senti falta do canal É o último, juro! Feito de maneira magnífica pela linda Bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão. Deem uma olhada e me digam o que acharam. Abraços e sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s