Há quase 85 anos, no dia 31 de outubro de 1931, a jovem poeta Cecilia Meireles (que, à época, assinava como Meirelles) publicou, na revista “Lusitania”, o poema “Romance das Donas de Portugal”.

O texto, em que ela exalta as mulheres portuguesas, famosas (como Joana de Portugal ou Madalena de Vilhena) e anônimas, ficou esquecido até recentemente, quando foi garimpado pelo pesquisador Ulisses Infante, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), como informado nesta terça-feira (8) pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

“Eu fazia uma pesquisa sobre a relação da Cecilia com Portugal e encontrei esse poema numa revista de nicho”, afirma à reportagem. “Tive a sensação de que nunca o tinha lido antes e, realmente, não foi publicado em outro lugar.”

A “Lusitania” era editada no Brasil por imigrantes portugueses. Para Infante, “Rimance” não é um texto de grande impacto no conjunto da obra de Cecilia, sendo uma obra de transição. “Nele, ela está num momento em que parece estar repensando os parâmetros”, diz.

O achado, entretanto, joga luz, segundo o pesquisador, num aspecto pouco explorado da escritora, por ser seu primeiro poema narrativo – “é a primeira vez que ela usa ‘rimance’ para falar de um poema, o que diz muita coisa, pensando que ela publicaria em 1953 o ‘Romanceiro da Inconfidência'”, observa. Este livro é considerado uma das principais, senão a principal obra da poeta modernista, e brinca com o gênero do romance transmutado em poesia.

“Rimance” é também um “poema de circunstância”, ou seja, um texto encomendado. No caso, por uma associação de portugueses no Rio, para um evento beneficente.

Ainda que a temática seja feminina, Infante diz que a carioca não se identificaria como feminista. “Ela teve inclusive brigas com feministas na época”, diz. Apesar disso, a define como defensora dos direitos das mulheres. “Mas ela vivia reafirmando sua independência das escolas, e por isso hesito em dizer que pertencia ao feminismo.”

Fonte: Hoje em dia

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s