831369O Aedes aegypti é um mosquito doméstico: vive dentro de casa e perto do homem. Nos últimos tempos, com o aumento gritante dos casos de Dengue, Chikungunya e, principalmente, Zika, a população brasileira entendeu: basta deixar acumular água para facilitar a reprodução do vetor. Para ajudar no combate às doenças, muitas entidades do Brasil e do mundo vêm investindo em pesquisas tanto para entender o comportamento do mosquito, quanto para desenvolver recursos para prevenir e eliminar as patologias.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fornece aos usuários vinculados às instituições participantes do programa um amplo acervo para dar suporte à produção de estudos nessa área. Com o intuito de ampliar ainda mais a disponibilidade de conteúdos, um grupo de organizações mundiais líderes da saúde publicou, no dia 10 de fevereiro, um comunicado conjunto, comprometendo-se a compartilhar dados e resultados relevantes para a atual crise do Zika e para emergências futuras.

Empenhada em colocar esse compromisso em ação, a Springer Nature abriu para o público seus recursos relacionados ao vírus, incluindo artigos, comentários, posts e notícias. A plataforma oferece vasto material sobre novos desenvolvimentos científicos relativos à epidemia, extraído de grandes marcas: Nature, Springer, BioMed Central, Palgrave Macmillan Journals e Scientific American.

De acordo com Felipe Herrero, Licensing Manager da editora no Brasil, a ação tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica, além de colaborar no processo de entendimento e novas descobertas sobre o Zika. “Para isso, reunimos artigos que abordam o tema em suas diferentes áreas e disponibilizamos de forma gratuita”, frisa Herrero. O conteúdo é postado integralmente, de acordo com sua fonte de origem, e disponibilizado por campo de atuação. Para acessar o material, clique aqui.

Alice Oliveira dos Santos

Fonte: CAPES

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s