Site permite a busca de citações a livros, autores e episódios históricos contidas nos contos e romances machadianos

Um grupo de pesquisadores está compilando em um site as relações intertextuais presentes na obra de Machado de Assis. Citações de frases, títulos de livros, nomes de autores, personagens, lugares e episódios históricos foram explicados e incluídos em um banco de dados de acesso livre. O projeto também já publicou na internet livros do autor com links que explicam algumas referências.

A coordenação é de Marta de Senna com Hélio de Seixas Guimarães, fundadores do grupo de pesquisa Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa. O site foi feito em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No site, é possível localizar os trechos em que as referências foram feitas e obter sucinta explicação de cada uma. O grupo também disponibilizou o texto de 26 livros de Machado comhiperlinks que explicam as referências ao longo do texto. Também faz parte do projeto a revista eletrônica Machado de Assis em linha, que já tem sete volumes.

Fonte: Redação Lingua

Anúncios

Um comentário em “Projeto explica referências intertextuais presentes na obra de Machado de Assis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s