LIVROS-610x350Da criação dos tipos móveis de Gutenberg às incursões corriqueiras ao universo da leitura na internet, muitos aspirantes a escritor ainda encaram como gigante, para não dizer hercúleo, o desafio que surge uma vez escrita a obra: finalmente publicar o próprio livro.

Porém, diferentemente do distante século 15, ter hoje seu trabalho editado em diferentes plataformas e com imenso potencial de alcance tornou-se fácil, intuitivo e, o que é melhor, gratuito. A Revista Bula pesquisou e testou mais de quarenta plataformas disponíveis em todo o mundo — algumas desenvolvidas no Brasil —, como também aplicativos criados especialmente para uso mobile.

O resultado é a lista abaixo, com as 12 melhores maneiras de se publicar um livro de forma autônoma. Aos futuros escritores — você, quem sabe? — que têm obras engavetadas e não dispõem de recursos para fazê-lo nos moldes tradicionais, esperamos poder ajudá-lo naquele que é objetivo também nosso de cada dia: alcançar os leitores.

Kindle Direct Publishing

O Kindle Direct Publishing é a plataforma mais popular do mundo. Nela, você pode publicar sem nenhuma burocracia (característica compartilhada por todas as plataformas sugeridas nesta lista): você cria seu livro nos formatos legíveis para aparelhos Kindle e pode comercializá-los para uma gigantesca base de audiência em todo o mundo.

Kobo Writing Life

Com proposta semelhante ao Kindle Direct Publishing, o Kobo Wrinting Life é uma plataforma do e-reader Kobo. Com um site bastante intuitivo, você cria sua conta, segue os passos para publicação, escolhe o preço (caso opte pela venda) do seu livro e monitora o impacto de leituras e vendas geograficamente.

Wattpad

Wattpad é a maior comunidade de leitores e escritores do mundo. Além de possibilitar que você publique seu livro, interaja com leitores e conheça outras obras, a plataforma já revelou vários novos autores para o mercado editorial, entre eles, Anna Todd, autora da trilogia “After” que teve mais de 1 bilhão de acessos e 6 milhões de comentários. Sus história foi publicada em todo o planeta e adaptada para o cinema.

Xinxii

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Xinxii é uma das plataformas mais famosas da Europa. Bastante intuitiva (apesar do site em português não ser atrativo), você cria sua conta, publica e escolhe em quais lojas digitais quer vender o seu livro. Como ela própria se apresenta, o Xinxii é uma plataforma para escritores e editores independentes. Quem sabe se, de repente, você, autor recluso, não encontra um editor que aposte no seu talento.

Escrytos

Plataforma criada pela editora Leya, o Escrytos permite que você possa vender seu livro em lojas como LeyaOnline, Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Fnac.pt, Gato Sabido, Google, IBA, Kobo, Livraria Cultura, entre outras. A plataforma também permite acompanhar o fluxo de vendas em tempo real.

Creative Book Builder

Ao contrário das outras plataformas desta lista, o Creative Book Builder, como o seu nome já sugere, é um aplicativo onde você “constrói” seu livro exclusivamente no mobile. Ou seja, você não precisa upar um arquivo, você pode ir escrevendo e montando-o de forma totalmente interativa e depois decidir em qual formato irá salvá-lo.

Livrorama

Livrorama é um portal, bem dividido e organizado, para fazer sua publicação com a possibilidade de venda dos livros. Com ranking de obras mais vendidas, o site tem uma funcionalidade pouco explorada por outras plataformas: a impressão, transformar o e-book em livro físico. Para que não haja dúvida, o projeto traz uma página exclusiva de perguntas e respostas com os principais tópicos.

Perse

Agregando autores independentes, o Perse é uma plataforma que também facilita a publicação de livros impressos (sob demanda). Basta criar sua conta, selecionar o formato de arquivo que prefere salvar e, enfim, publicar. Sem complicações.

Book Creator

Com um objetivo mais específico em relação às outras plataformas, o Book Creator é um aplicativo disponível para mobile cujo o público-alvo são educadores que tenham projetos que possam ser trabalhados com alunos. Você pode montar seu livro no próprio aplicativo e compartilhar com seus alunos.

Clube de Autores

A maior rede social para escritores independentes da América Latina, o Clube de Autores, além das facilidade para publicação, também permite a venda das obras publicadas. Você publica e escolhe o quanto quer receber de direitos autorais.

Livros Digitais

Para quem optar pelo Livros Digitais não terá nenhuma dificuldade: basta criar uma conta, subir o arquivo, escolher a melhor capa entre as opções disponíveis, personalizá-la, e a partir daí você terá um link que poderá ser compartilhado. O livro também ficará disponível para download.

Widbook

Muito semelhante ao Wattpad, o Widbook é uma rede social, na qual você consegue publicar seu livro e ver comentários e avaliações a respeito dele. Você pode ainda migrar o conteúdo de um blog e transformá-lo em e-book. O site tem uma ótima navegabilidade e é bastante intuitivo. Ótima opção para você desengavetar o livro que está escondido lá no fundo da pasta “Documentos”.

Fonte: Mundo Bibliotecário

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s