guinness-700x329

Oito recordes sobre livros registrados no Guinness

O universo literário é apaixonante e – por isso mesmo – cheio de superlativos. Cada um tem o seu “melhor livro do mundo”, o seu “escritor mais incrível” e a “poesia mais apaixonante”. Quando buscamos uma referência objetiva, o Livro dos Recordes é uma referência tradicional para números que impressionam. Algumas conquistas registradas no almanaque sobre livros, autores e bibliotecas impressionam. Tem até brasileiro na lista. Confira.


Maior lucro em ficção para adultos

Para o Guinness, pelo menos em termos de lucratividade e venda de exemplares, E. L. James, a autora de Cinquenta tons de cinza é a escritora de maior sucesso nesta categoria. Entre junho de 2012 e junho de 2013, a autora faturou 95 milhões de dólares, batendo o recorde de James Patterson, que acabou um período de 12 meses com impressionantes 91 milhões de dólares de renda.

Maior venda em 24 horas

O livro que mais vendeu em um só dia foi Harry Potter e as relíquias da morte, sétimo e último volume da série de J.K. Rowling. Foram 8,3 milhões de cópias em 24 horas (ou 345,833 livros por hora).

Rowling também detém o recorde de faturamento anual para autores de livros infantis, com cerca de 300 milhões de dólares entre 2007 e 2008, de acordo com a revista Forbes.

Maior biblioteca particular

O americano John Q. Benham possui a maior biblioteca particular do mundo. Sua casa, garagem para seis carros e mais um depósito de dois andares estão totalmente tomados pela coleção de cerca de 1,5 milhão de livros. Ou seja, aproximadamente 10% do acervo disponível na Estante Virtual. 😉

O maior número de livros derrubados em dominó

Os funcionários de uma fábrica de biscoitos na Inglaterra marcaram sua convenção anual de vendas derrubando 5,318 Livro dos Recordes. Publicação onde, ironicamente, eles foram incluídos pela façanha na edição seguinte.

Confira abaixo o vídeo do feito.

A mais longa maratona de leitura em voz alta

Foram 113 horas e 15 minutos de leitura em voz alta. Deepak Sharma Bajagain, do Nepal, recitou 17 livros de 13 escritores diferentes para conquistar o recorde, de 19 a 24 de setembro de 2008.

Mais longa assinatura de livros

O recorde de maior quantidade de livros assinados por um autor em uma única sessão é de 6,786 exemplares, nos EUA, em 21 de junho de 2014. Orrin Woodward assinou sua obra And Justice For All durante seis horas e 33 minutos.

O livro mais abandonado

Simon Cowell: A biografia não autorizada, de Chas Newkey-Burden, é o livro mais esquecido do mundo, de acordo com o Guinness. Uma pesquisa realizada, em 2010, sobre os milhares de livros esquecidos por hóspedes em 452 hotéis na Inglaterra revelou que a história da vida do jurado do programa “X-Factor” é campeã nessa estranha categoria.

O mais jovem escritor publicado do mundo

A escritora mais jovem a ser publicada comercialmente foi a americana Dorothy Straight (nascida em 25 de maio de 1958), que escreveu Como o mundo começou aos quatro anos de idade. Mais recentemente, o recorde de escritor mais jovem a ser publicado foi conquistado pelo brasileiro Adauto Kovalski da Silva, que escreveu Aprender é fácil aos cinco anos, em 1 de outubro de 2005.

Fonte: Estante Blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s