Concurso é realizado desde 2010. No Brasil, esta é a primeira edição.

1024px-Ruinas_de_Sao_Miguel_das_Missoes

Professores e acadêmicos do curso de Tecnologia em Fotografia foram convidados a participar da primeira etapa do processo de avaliação das fotografias do Wiki Loves Monuments 2015, considerado o maior concurso de fotografias do mundo e que, pela primeira vez, é realizado no Brasil.

Lançado em 2010 pelo movimento Wikimedia como um projeto piloto envolvendo apenas a Holanda, o concurso Wiki Loves Monuments em 2015 recebeu fotografias de edifícios históricos, monumentos e locais reconhecidos como patrimônio cultural de 33 países. Apesar de ser um concurso internacional, cada país organiza a sua competição e premiação e, ao final da etapa nacional, o júri nacional indica 10 fotos para concorrer na etapa internacional, que tem seu próprio júri e premiação. Em 2014, o júri internacional escolheu 10 fotografias, entre as mais de 321 mil, enviadas por mais de 9 mil fotógrafos e selecionadas por equipes de avaliadores de 39 países. As fotos enviadas foram livremente licenciadas pelos seus autores para Wikimedia Commons para uso na Wikipedia e outros projetos de conhecimento livre.

No Brasil
A etapa brasileira do Wiki Loves Monuments 2015 é organizada e coordenada pelo Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa, com apoio de professores, pesquisadores, estudantes e membros do movimento Wikimedia nacional e internacional.

Os três docentes e os nove acadêmicos da UCS foram responsáveis por filtrar e avaliar as imagens cerca de 2 mil imagens e selecionar 300. Como critérios de avaliação, eles consideraram, a nitidez, a resolução, a exposição (avaliação técnica), a composição da cena e a combinação de elementos (avaliação artística). O anúncio dos vencedores da etapa nacional será feito até sábado, dia 31. A etapa internacional inicia-se em 1º de novembro, quando o júri internacional escolherá as 10 melhores fotos do mundo, a serem divulgadas no mês de dezembro.

Jurados da UCS
As fotos foram avaliadas pelos professores Candice Kepper Klein, Edson Luiz Corrêa e Marcelo Wassermann e pelos acadêmicos Antonio Valente, Bruno Kriger, Carolina Ceccatto Luchese, Cristina Vargas Carvalho, Georgia Lisboa Thomé, Patrícia de Carvalho Piva, Roger Clots, Shaiane Cristina Giusti e Willian Rafael Pedroni.

Fonte: UCS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s