Treat- (2)

Amanhã , 31 de outubro, é o comemorado o Hallowen para os norte americanos. Aqui, no Brasil, cada vez mais a tradição estadunidense vem sendo copiada e muitas crianças tem saído às ruas no dia 31 em busca de doces ou travessuras.

Para muitos, entretanto, o Dia das Bruxas tem um significado muito mais macabro. Inúmeras histórias, seja em filmes ou em livros que fazem jus ao lado obscuro desse dia, assim sendo, as Bibliotecas UCS criaram uma lista com 10 títulos macabros, presentes em nosso acervo, para ler e aproveitar esse dia com o melhor do mundo do terror e do suspense.

1 – Contos de Edgar Allan Poe

poeO livro reúne uma coleção com os melhores contos do mestre do terror e do suspense. Vale lembrar que a vida do autor foi muito conturbada, sombria e sofrida, talvez motivo pelo qual seus contos são, em sua maior parte, assustadores.

2 – O Médico e o Monstro

o_medico_e_o_monstroObra publicada em 1886, em Londres, por  R. L. Stevenson, O Médico e o Monstro pode ser interpretado como uma alegoria do conflito entre a rigorosa moralidade vigente do século XIX e os desejos por ela reprimidos, próprios da natureza humana. Não por menos, Stevenson optou por chamar de Sr. Hyde (de hidden, ‘oculto’ em inglês) a faceta monstruosa que dominava de tempos em tempos a personalidade pacata do correto e respeitado Dr. Henry Jekill..

3 – O Iluminado

iluminadoStephen King, maior escritor moderno de terror e suspense, não podia ficar de fora dessa lista. Como sugestão, trouxemos o Iluminado, livro que foi transformado em filme e tem o poder de deixar desde os leitores até os cinéfilos de cabelos em pé. Leia a sinopse aqui..

4 -Frankenstein

frankensteinMary Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos. Frankenstein, de Mary Shelley, é um dos maiores clássicos de terror da literatura em todos os tempos e ainda tem o poder de deixar o leitor com um frio na espinha, veja a sinopse..

5 – Drácula

DRACULA_1350103890BDrácula é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura e um marco na ficção de horror e romance gótico. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos XX e XXI..

6 – It- A Coisa

itVamos acrescentar mais um livro de Stephen King a lista, “It” conta a história de alguns assassinatos que ocorrem em uma cidadezinha do Maine. O livro vai mexer com os nervos de quem tem Coulrofobia, termo científico para quem têm medo de palhaços, e com aqueles que gostam de um bom suspense. Leia mais aqui.

7 – O Bebê de Rosemary

20328732Romance de Ira Levin, publicado em 1967, foi transformado em filme de mesmo nome e é considerado um clássico dos filmes de terror da década de 1960. A história começa quando um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, quando Rosemary  engravida, ela percebe que seu marido se envolveu com os vizinhos, que pertencem a uma seita de bruxas e que querem que ela dê à luz o filho do demônio..

8 –  O Exorcista

115077147_1GGA obra de terror de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna do combate entre a fé e o profano na forma de um dos romances mais macabros já escritos. O filme foi um marco na história do cinema de terror e permanece um clássico do cinema.

9 –  Psicose

psicose_3dPsicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora. O livro, assim com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações. Atualmente o canal Universal Brasil transmite uma série inspirada na obra de Bloch. Leia a sinopse.

 10 – Entrevista com o Vampiro

105078Rice não chega a escrever terror exatamente, mas é uma literatura gótica, cheia de elementos sombrios, influenciados pelo romantismo, e vampiros que lembram um pouco até o próprio Lord Byron. Entrevista com vampiro é uma obra poética, sombria, perfeita para se ler em qualquer época do ano, mas também tem tudo a ver com o clima de Halloween. Veja a sinopse.

Gostou das nossas dicas? Passe em uma de nossas bibliotecas e retire hoje seu livro para o Dia das Bruxas!

Fale com as Bibliotecas UCS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s