São 10 bibliotecas digitais contendo material em espanhol para você acessar gratuitamente

Existem muitas bibliotecas digitais com conteúdo em espanhol. As novas tecnologias estão revolucionando todos os aspectos da vida, incluindo a leitura, um dos passatempos favoritos espanhóis. Há alguns anos, o livro digital começou a ganhar popularidade, abrindo o debate sobre a preferência de leituras em papel ou em um dispositivo digital.
Portal arquivos espanhóis
É uma iniciativa do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, que tem como objetivo divulgar o patrimônio documental espanhol através da web. O  Portal de Archivos Españoles (PARES) permite o acesso gratuito a qualquer pessoa interessada em ver os documentos digitalizados imagens recolhidas com os arquivos espanhóis..
 .

Biblioteca Nacional da Espanha
Biblioteca Nacional de Espanha tem a sua versão on-line, a Biblioteca Digital Hispânica, com documentos dos últimos 500 anos acessíveis gratuitamente para ler e baixar.

Europeana
Diferentes países da União Europeia são responsáveis por nutrir essa biblioteca digital desde 2008. A Europeana oferece muitos documentos diferentes, tais como mapas, pinturas, livros ou filmes, para citar alguns.

Biblioteca Digital Mundial
Dependente da Biblioteca do Congresso Americano e da UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial data de 2009 e tem um vasto repertório de língua espanhola, graças à colaboração de diferentes países.

Biblioteca Virtual de Jornais Históricos
Este espaço é o resultado da colaboração com o Ministério da Cultura, das Regiões Autônomas e outras instituições para digitalizar os Jornais Históricos publicados na Espanha e, assim, promover a preservação da memória do país. A Biblioteca Virtual de Prensa Histórica permite aos usuários procurar por palavra-chave nas edições dos Jornais.

Projeto Gutenberg
A comunidade internacional junta forças em prol da cultura no Projeto Gutenberg. Embora a maior parte do material disponível esteja em Inglês, há um grande número de documentos em outros idiomas. O castelhano é um deles  para desfrutar de extenso material em domínio público.

Biblioteca Digital do Real Jardim Botânico
Lugar preferido dos aficionados em Botânica. A  Biblioteca Digital del Real Jardín Botánico  engloba material histórico-científico diversificado para quem quer conhecer um pouco mais das plantas e como apoio documental para qualquer assunto relacionado com a investigação.

Wikisource
É um dos recursos da Fundação Wikimedia, que oferece uma coleção de textos livres com GFDL ou licença Creative Commons. O castelhano é uma das línguas em que há material disponível.

Biblioteca Virtual do Patrimônio Bibliográfico
O portal visa responder à demanda dos interessados em consultar coleções on-line de manuscritos e livros impressos que fazem parte do Patrimônio Histórico Espanhol. A  Biblioteca Virtual de Patrimonio Bibliográfico  fornece materiais de difícil acesso graças a um acordo do Ministério da Educação, Cultura e Desporto espanhol com as instituições responsáveis pela conservação desse conteúdo.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
Este espaço se orgulha de seus mais de 135.000 registos bibliográficos, a maioria deles livros, mas também possui pesquisa acadêmica e material histórico como mapas, revistas e vídeos. A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes oferece outras seções específicas sobre a cultura ibero-americana.

Bibliotecas digitais Autônomas
As diferentes comunidades autônomas da Espanha tem bibliotecas digitais, onde você pode ver, ler ou baixar diferentes tipos de materiais. Para acessar o conteúdo entre no portal das bibliotecas, selecione livros, textos e recursos audiovisuais que estão disponíveis.

Fonte: Pesquisa Mundi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s