End noteO EndNote é um programa  de gerenciamento de referências bibliográficas, que assim como o Zotero, auxilia os pesquisadores em sua organização. Para valer-se das funcionalidades da plataforma o pesquisador precisa adquirir o programa.

O EndNote é uma ferramenta com licença paga,  que inclui o EndNote Web, uma ferramenta baseada em internet, que possibilita ao usuário salvar os arquivos de trabalho tanto no computador de uso pessoal, quanto na rede por meio da plataforma. Apesar de não possuir todas as funcionalidades da versão desktop, o EndNote Web possui vantagens na integração com as bases de dados da empresa Thomson Reuters, onde é possível recolher dados bibliométricos, por exemplo.

Com o software é possível encontrar textos completos de artigos automaticamente e baixá-los, ao encontrar o texto e fazer download do mesmo o EndNote adiciona o link à referência automaticamente. Existe a possibilidade, também, buscar por referências bibliográficas já arquivadas no computador do usuário, para isso, o computador deve estar conectado à Internet e os artigos devem estar cadastrados nas bases de dados que têm acesso ao programa.

office-594132_640

Ainda dentro do programa é possível  visualizar referências duplicadas, onde se pode escolher as opções que apresentam o maior número de informações, existe também o comando “Cite while you write”,  que seleciona a referência que se deseja utilizar, e a exporta para o documento em que o pesquisador vem trabalhando. No EndNote é possível anexar até 45 arquivos por referência bibliográfica, estes arquivos podem ser do tipo PDF, Word ou ainda figuras. Nos arquivos PDF, pode-se realizar anotações, comentários e destaques, além de poder realçar as partes do texto mais relevantes.

A principal desvantagem encontrada na plataforma é a licença paga, o que dificulta  o acesso de diversos usuários,  além disso, o software  é  atualizado frequentemente, o que gera mais custos para sua utilização. Outra dificuldade encontrada é a de o EndNote só possuir suporte para dois sistemas operacionais, Windows e Mac. Os usuários do sistema operacional Linux não possuem até o momento versão compatível do referenciador.

Outra limitação está relacionada com as informações baixadas pelo EndNote, os dados são salvos no disco rígido do computador, incluindo os arquivos anexados. Entretanto, esses dados permanecem apenas no computador do usuário, estando sujeito a perdas de informações.

Mesmo assim, o EndNote é excelente para gerenciar as referências e outros materiais pesquisados, auxiliando e poupando tempo do pesquisador.

Para os alunos e professores da Universidade de Caxias do Sul, o acesso ao EndNote é liberado, aproveite!

Assista o vídeo e tenha uma visão geral da plataforma:

Texto elaborado por Sarah Carvalho – Estudante de Jornalismo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s