Há dois mêses começou o projeto “Sugestão Literária”. Nesse projeto, o Sistema de Bibliotecas da UCS perguntou a seus funcionários , os livros que mais os marcaram. Três livros já foram sugeridos: A asa esquerda do anjo, de Lya Luft; A Metamorfose, de Franz Kafka; e A Sombra do Ventode Carlos Ruiz Zafón.

Hoje, o livro sugerido pela funcionária Alice Lazzari é um clássico de José Saramago, que levará todos os leitores a uma experiência única e especial. Em Ensaio Sobre a Cegueira o autor nos lembra “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago, cria neste livro uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio.

ensaio-sobre-a-cegueira-livroUm motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. (Saraiva)

A obra toca o ponto onde a literatura e a sabedoria se entrelaçam, fazendo com que o leitor pare, pense, feche os olhos e veja. O escritor deixa uma tarefa para cada leitor, a de resgatar o afeto e a lucidez, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

Para Alice, o motivo pelo qual todos deveriam mergulhar nessa leitura se resume a uma frase, retirada do próprio livro: “se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Ainda de acordo com Alice, a forma de escrita de Saramago é sensacional. “A forma como ele escreve, faz com que você não saiba se é pensamento, fala ou descrição dentro da obra, isso é incrível, pois é algo totalmente próprio do autor.”- afirma.

Fica o convite a leitura dessa magnífica obra de Saramago,que está disponível no acervo, e que certamente irá tocar  e mudar a forma como encaramos o mundo e a vida.

Texto: Sarah Carvalho, estudante de jornalismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s