elsevierNesta segunda-feira, dia 14 de setembro, foi realizado o treinamento promovido pelo Sistema de Bibliotecas da UCS em parceria com a editora Elsevier. Nesse workshop os alunos e professores inscritos aprofundaram seus conhecimentos em duas bases de dados da editora: a Science Direct e a Scopus, e além dessas, foram apresentados às facilidades do Mendeley, o gerenciador de referências da Elsevier.

O palestrante Sérgio Vidal, Gerente de Desenvolvimento de Contas da Elsevier, apresentou um panorama da Science Direct,  destacando as vantagens da sua utilização,  que vai além da disponibilização digital dos periódicos. A plataforma promove o acesso a artigos que ainda não foram publicados na versão impressa, indica artigos relacionados ao tema de pesquisa, permite o download de múltiplos artigos, além da pesquisa avançada e da utilização de filtros após a pesquisa ter sido feita.

Já a Scopus, a maior base de dados de resumos e citações de literatura, abrange toda a produção de pesquisa do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades. A plataforma de pesquisa oferece ainda ferramentas inteligentes para acompanhar, analisar e visualizar pesquisa, fornecendo subsídios a pesquisadores que necessitam de dados bibliométricos.

Para Sérgio, a função mais importante das Bases de Dados da Elsevier é a otimização do tempo do pesquisador, pois através dos filtros utilizados dentro das pesquisas encontra-se rapidamente o que se busca.  “Pode ser que vocês poupem 25 segundos a cada clique dentro das bases, perece pouco, mas no final isso vai fazer muita diferença.” – afirma.

O tema final no treinamento foi a utilização do Mendeley, que é o gerenciador de referências bibliográficas gratuito e também uma rede social acadêmica. Dentre as suas diversas ferramentas e facilidades, ele gera automaticamente as referências bibliográficas em vários formatos como ABNT, APA, Vancouver entre outros, permite que você acesse on-line e off-line seus artigos em qualquer lugar e indica artigos relevantes com base nos que você anda lendo.

IMG_20150914_142913039_HDR

Para o Prof. Marcelo Votto, Coordenador Técnico do Sistema de Bibliotecas e Coordenador do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul, o treinamento foi um sucesso. “Todos os que participaram certamente aprenderam muito sobre o modo de utilização e sobre as funcionalidades disponibilizadas pelas Bases de Dados da Elsevier e pelo Mendeley. Ter esse conhecimento, poupará muito tempo do pesquisador na hora da busca.” –  diz.
.

Para se manter informado sobre novos treinamentos acompanhe o blog do Sistema de Bibliotecas da UCS!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s