A Dorinateca é uma biblioteca virtual que disponibiliza livros por download nos formatos Braille, Falado e Digital Acessível DAISY (Digital Accessible Information System), em português Sistema de Informação Acessível Digital, que é um formato de arquivo digital que facilita o acesso a informação, como o próprio nome sugere.

Para Paula Antoniazzi dos Santos, estudante de psicologia e funcionária do Programa de Integração e Mediação do Acadêmico (PIMA) da Universidade de Caxias do Sul, a Dorinateca amplia e facilita o acesso a informação através das oportunidades do mundo digital.

“Com ela (Dorinateca), os deficientes visuais ou com baixo índice de visão tem acesso a livros de literatura nacional, best sellers, literatura estrangeira, etc. Essa ferramenta é utilizada mais nos momentos de lazer, para a diversão.

Através dela os deficientes visuais podem usufruir do acervo autonomamente e, além disso, incentiva a alfabetização e a leitura por meio da tecnologia.” – Paula ressalta.

Para ter acesso a Dorinateca é preciso realizar um cadastro no próprio site.

No acervo da Biblioteca Central existem livros impressos em braile, além de centenas de livros em áudio, todos publicados pela editora da Dorina  Nowill. Vale a pena conferir!

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do PIMA, acesse o Blog e o Site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s