Quem não sabe, deveria saber que, para usar conteúdos da internet, mesmo em uma simples apresentação didática, é importante verificar se os textos ou as imagens estão livres de direitos autorais. Por isso, trazemos aqui uma lista com os artistas que entraram em domínio público em 2015.

A legislação brasileira a esse respeito é considerada uma das mais restritivas do mundo, por isso, há um movimento de ativistas da cultura digital que defende uma reforma da Lei de Direitos Autorais, para que mais pessoas possam usar os conteúdos de forma legal, só que mais simples.

Enquanto isso não acontece, tem que respeitar a lei para evitar futuros transtornos. Abaixo, você confere quais são os mais novos integrantes da lista de domínio público, cujas obras estão livres de direitos autorais, à partir de 2015. Qualquer pessoa pode citar, usar e publicar integralmente as produções desses autores e artistas em trabalhos pessoais, escolares e até comerciais.

Artistas que entraram em domínio público em 2015

Ian Fleming – escritor

British author Ian Fleming (1908 - 1964), creator of the James Bond series of spy novels, 24th March 1958. (Photo by Express/Hulton Archive/Getty Images)

Escritor e jornalista inglês, ficou conhecido pela criação da personagem James Bond em séries de espionagem que venderam mais de 100 milhões de cópias no mundo.

.

Antoine de Saint-Exupéry – escritor

Zur arte-Sendung am 02. Juli 2000 um 22.25 Uhr  Themenabend: Prinz der Lüfte  Der Poet und Pilot Antoine de Saint-ExupÄry  Der kleine Prinz und der Pilot    3: Antoine de Saint-ExupÄry  © Coll. F. d'Agay  Fotos: ARTE / Fondation Antoine de Saint-ExupÄry

O poeta e escritor francês ficou famoso pelo romance O Pequeno Príncipe, que foi traduzido em mais de 250 línguas, tendo se tornado um dos três livros mais vendidos no mundo.

.

Edvard Munch – pintor

Munch - O GritoFamoso pela tela O Grito, o pintor norueguês, com seus temas psicológicos, abriu caminho para o desenvolvimento do expressionismo alemão no início do século 20.

.

.

Glenn Miller – compositor

miller-glenn-5123e13c2f6e9Compositor e arranjador estadunidense, liderou a mais famosa orquestra de swing do mundo. Foi o artista que mais vendeu discos entre 1939 e 1944.

.

.

Wassily Kandinsky – pintor

  mestres_kandinskyO pintor russo foi considerado por muitos o criador das primeiras pinturas puramente abstratas.

.

Piet Mondrian – pintor

inspired_bei_mondrian_by_manshonyagger-d35kfou
Pintor alemão cujo trabalho representou um dos mais influentes experimentos abstracionistas do século 20.

.

Felix Nussbaum – pintor

Self_Portrait_with_Jewish_Identity_Card_-Felix_Nussbaum_-_1943O pintor judeu, nascido na Alemanha, retrata o drama do Holocausto, durante da 2ª Guerra Mundial.

.

.

Edith Sitwell – poeta

853476-110730-edith-sitwellPoeta e escritora e crítica literária vanguardista inglesa..

.

Ida Tarbell – jornalista

220px-Foto_Ida_Tarbell_nach_dem_College_1880Escritora e professora nascida nos Estados Unidos, foi uma das lideranças dos “muckrakers”, grupo de jornalistas investigativos do final do século 19 e início do século 20.

..

Flannery O’Connor – escritora

Flannery+OConnorEscritora e ensaísta nascida nos Estados Unidos, destacou-se por seu estilo gótico..

.

.

.George Ade – escritor

george-ade-1-sizedNascido nos Estados Unidos, destacou-se por sua atuação como escritor de livros e autor de peças de teatro.

.

.

March Bloch – historiador

historiadores13
Historiador francês de renome, co-fundador da Annales School of French Social History...

.

Filippo Tommaso Emilio Marinetti – poeta

0901172058__720670_per_Marine_7088872_mediumPoeta e editor italiano, ficou conhecido por sua atuação no movimento futurista. Autor do “Manifesto Futurista”, em 1909..

.

Max Jacob – poeta, pintor, escritor

Três Músicos
Poeta e escritor francês, produziu uma obra que foi considerada um significativo elo de ligação entre o simbolismo e o surrealismo.

.

Romain Rolland – escritor

rolland_postcard
Dramaturgo e ensaísta francês, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1915..

.

Rachel Carson – escritora

Rachel-CarsonBióloga marinha nascida nos Estados Unidos,escreveu várias obras que tiveram importante papel para impulsionar o movimento ambientalista.

.

Essa relação foi publicada no portal The Public Domain Review, mantido pela Open Knowledge Foundation. Nesse site, você encontra todos os autores em domínio público e informações, além de imagens, áudios, livros e outros conteúdos livres.

Agora toda a obra desses renomados expoentes da arte mundial está livre para ser citada e publicada, sem restrições, totalmente isenta de direitos autorais, para uso em trabalhos escolares, produções pessoais e até comerciais.

Fonte: Canal do Ensino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s