O Sistema de Bibliotecas da UCS quer conhecer as obras que mais marcaram a vida de seus funcionários. Com esse intuito criou o projeto “Sugestão Literária”.

A campanha começou com a o livro A asa esquerda do anjo, de Lya Luft, sugestão de Michele Marques Baptista, Coordenadora Administrativa do Sistema de Bibliotecas (para ficar por dentro acesse).

Nessa semana quem dá a sugestão é Ramiro Antônio Pereira, que escolheu a obra prima de Franz Kafka: A Metamorfose.

A Metamorfose é a mais aclamada obra de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Na obra é relatada a história de um homem, o famoso Gregor Samsa, trabalhador que sustenta sua família e que, num certo dia, acorda metamorfoseado em um inseto monstruoso. A partir daí, a história se desenrola com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana. (Saraiva)

A partir da metáfora da metamorfose, o autor faz uma crítica à sociedade, que tem interesses capitalistas ao extremo e não emocionais. Quando metamorfoseado em inseto, Gregor representa alguém que sempre se preocupou com os outros mas nunca consigo mesmo, alguém que não mais produz e por isso é rejeitado cruelmente pela família, que, por sua vez, representa a sociedade.

“Todos nós podemos ser comparados a barata de Kafka, pois, quando levamos uma vida automatizada e deixamos de produzir, somos considerados um “encosto” sob a ótica da sociedade.”- afirma Ramiro.

Ramiro indica este livro pois crê que a metáfora de Kafka é extremamente interessante, pois leva o leitor a refletir todos os ângulos da história, levando a uma visão ampla da crítica ali exposta.

Considerado um dos gênios da literatura, Kafka consegue fazer de A Metamorfose uma obra inteligente e cruel, que mantém o livro atual, apesar de ter sido escrito há mais de 100 anos.

O livro A Metamorfose está disponível nos acervos das Bibliotecas UCS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s