Instituído por um decreto governamental após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, o Dia do Escritor é celebrado a cada 25 de julho

Hoje comemora-se o Dia Nacional do Escritor.

Data criada em 1960 pelo presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), João Peregrino Júnior, e por seu vice presidente Jorge Amado, aclamado escritor brasileiro.

O dia foi instituído após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa da UBE. O estrondoso sucesso do evento foi crucial para que, por meio de um decreto governamental, a data fosse firmada para celebrar a importância do profissional das letras, profissão que, infelizmente, nem sempre tem sua importância reconhecida.

Com pouco mais de 500 anos, a literatura nacional é jovem se comparada a literatura europeia, mas não deixa de ser por tal fato, menos interessante ou rica.

De seus primeiros cronistas à literatura contemporânea, a literatura brasileira oferece uma grande gama de autores que representam os mais variados gêneros, sendo muitos destes internacionalmente reconhecidos.

Em verso e prosa, os escritores nacionais representam e defendem a identidade cultural do país, fazendo da palavra a matéria-prima de sua arte. Por meio de pensamentos, sentimentos e opiniões, provocam nos leitores diferentes emoções, fazendo verdadeira magia com as palavras.

Parabéns a todos os escritores brasileiros!

Fonte: Brasil Escola e Revista Fantástica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s