Existe algo melhor do que ficar em casa encolhido, embaixo das cobertas com um chá ou café por perto, lendo um livro, nesse frio? Achamos que não!

Para quem aproveita o período das férias para botar as leituras em dia, ou conhecer novos autores, o Sistema de Bibliotecas apresenta uma lista de sugestões:

1On the Road, de Jack Kerouac.

A obra conta a viagem de dois jovens em um cross-coutry pelos Estados Unidos. O livro funde ação, emoção, sonho e reflexão. Através dele o autor capta a sonoridade das ruas, das planícies e das estradas americanas tecendo um ambiente que transformou milhares de jovens, influenciando definitivamente todos os movimentos de vanguarda e tudo o mais que sacudiu a arte e o comportamento da juventude na segunda metade do século XX. O livro perfeito para quem quer viajar e se inspirar sem sair de casa.

.

08 Em outras palavras2. Em outras palavras, de Lya Luft (Crônicas)

Com Em outras palavras, a autora conduz o leitor, mais uma vez, a refletir sobre o cotidiano, a política, a vida e o amadurecimento. Neste livro, estão reunidas as melhores crônicas, publicadas desde 2004. Mas os 54 textos selecionados pela autora aparecem com algumas alterações. “Faz parte de meus vícios, burilar meus textos enquanto for possível: pelo prazer, e pelo respeito a mim mesma e ao meu leitor – não importa se é em romance ou ensaio, poema ou crônica.”

.

3. Um lugar chamado liberdade, de Ken Follet

Das minas de carvão da Escócia, passando pelas fervilhantes ruas de Londres às vastas plantações de tabaco da Virgínia, ficando em porões infernais dos navios de escravos, Mack e Lizzie, os personagens principais da trama, fazem parte de uma história de paixão e inconformismo em meio a lutas épicas que vão marcá-los para sempre. Tudo na busca para alcançar um lugar chamado liberdade, ótima pedida para quem ama história e é fã de longa data do autor.

.

4. Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchett

Conforme as Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles precisam encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já tenha visto em algum filme, é um menino que adora seu cachorro, se importa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. Os dois autores altamente renomados no mundo da ficção, tecem uma história extremamente envolvente, Gaiman por manter um narrativa leve e Pratchett por trazer seu característico humor britânico.

.

5. Incidente em Antares, de Érico Verissimo

É 11 de dezembro de 1963. Greve geral em Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem – entre elas d. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir – querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podridão o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertar as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares. Uma história divertida e que certamente arrancará algumas risadas dos leitores em qualquer época do ano.

.

 6. Wake, de Lisa McMann

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante. Com uma temática leve, leitura fluída e fácil, o livro vai fazer você se distrair durante a semana.

.

Livro - Carter e o Diabo7. Carter e o Diabo, de Glen David Gold

A trama deste livro se desenrola na São Francisco da Era do Jazz, época em que os Estados Unidos vivenciavam uma relação apaixonada com a mágica e os ilusionistas. O romance inicia com o presidente dos Estados Unidos, Warren G. Harding, aceitando ser voluntário numa performance do mágico Charles Carter. A participação do presidente no show foi um sucesso até que, duas horas após o espetáculo, é encontrado morto num quarto de hotel. Conhecido como Carter, o Grande, um mágico muito talentoso, cujas habilidades equivalem à do lendário Houdini. Temperando a ficção com a dose certa de obscuros fatos históricos, Gold revela ao leitor o passado de Charles Carter, começando por seu interesse em mágicas e seus enormes esforços para tornar-se famoso e respeitado. Para quem é apaixonado pela época de Houdini e outro grandes mágicos, o livro explora com maestria o tema.

.

8.  A Abadia de Northanger, de Jane Austen

Catherine Morland, dezessete anos, coração puro, é uma mocinha ingênua, viciada em livros repletos de desventuras horripilantes e amores trágicos. Sabendo sobre a vida apenas o que leu nos romances, ela sai de seu obscuro vilarejo natal para passar uma temporada em Bath, estação balneária frequentada pela aristocracia inglesa, onde conhece bailes excitantes, uma amiga amabilíssima, um cavalheiro encantador e outro insuportável. E sai de Bath para ser hóspede, como num sonho, de uma abadia. A antiga construção, porém, revelará sinais misteriosos, indícios de que foi cenário, no passado, de um crime medonho. Exatamente como ela lera nos livros.
A abadia de Northanger é o livro mais leve e cômico de uma das escritoras mais lidas de todos os tempos. Com poucas páginas e texto de fácil compreensão, o clássico é uma boa dica para conhecer mais dessa fantástica autora.

.

9. Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes

Dom Segundo Sombra é considerado um dos maiores clássicos da literatura Argentina e latino-americana. É uma verdadeira suma da vida dos homens do pampa. Estes homens silenciosos, temerários e com códigos especiais de honra e conduta, afeitos à solidão das vastidões planas, ao vazio infinito, ao horizonte sem curvas como o mar. Güiraldes, através dos conselhos e ensinamentos do legendário gaucho Dom Segundo ao jovem Fábio, eterniza a mística campeira num romance tão especial, que cativará os leitores do início ao fim.

.

Livro - Conte-me Seus Sonhos10. Conte-me Seus Sonhos, de Sidney Sheldon

Conte-me seus sonhos é considerado o mais inusitado e surpreendente romance do mestre Sidney Sheldon. Nele, Ashley Patterson – uma bela executiva que trabalha com a desinibida Toni Prescott e a sensível Alette Peters numa empresa de tecnologia no Vale do Silício – torna-se suspeita de uma série de assassinatos. O mistério aumenta quando a polícia descobre um presente que uma das vítimas enviou para sua colega de trabalho Toni Prescott. As evidências apontam uma ligação entre as três suspeitas: Ashley, Tony e Alette Peters – mas apenas uma delas conhece a verdade.  Um excelente livro para quem é apaixonado por emoções fortes e mistérios.

Esperamos que alguns ou todos os livros da lista despertem seu interesse e que você aproveite as férias da melhor maneira possível, lendo!

Todos os livros da lista estão presentes no acervo das nossas Bibliotecas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s