Todo mundo sabe que George Orwell é um grande escritor, todo mundo, também,  já ouviu referências a seus livros e a suas críticas ferrenhas a sociedade pós-segunda guerra.

Tendo isso como base, já sabemos que esse autor tem o poder de inspirar e fazer pensar todos os que leem suas obras. Victoria Baratieri de 17 anos, estudante de Design na Universidade de Caxias do Sul indica 1984, livro mais emblemático de Orwell.

11401057_692995330828593_7532070178605476595_n

Victoria Baratieri, indica 1984 de George Orwell

“É um livro bem fácil de ler, o estilo de escrita do autor é simples e direto. 1984 envolve política e romance de uma forma incrível”, afirma a estudante.

“Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”.

O livro nos faz refletir sobre aquilo que os governantes fazem com um país e mostra, com perfeição,  o pensamento exato do dominador e do dominado. “Mesmo fazendo crítica a sociedade pós-guerra a obra continua muito atual, nos faz pensar em que tipo de sistema estamos vivendo”, diz Victoria.

A graduanda comenta que a obra tem muitos elementos semi-óticos e simbolismos, e por tal motivo considera o livro tão especial.

“Cada vez que esse livro for lido ou relido, novos sentidos serão percebidos. Orwell nos inspira a pensar e questionar o mundo e a sociedade, acho essa a principal qualidade dele”.

O livro 1984 de George Orwell está disponível no acervo de nossas bibliotecas, fica o convite a leitura ou a releitura dessa obra. 

E você, que livro indicaria? Quer fazer parte da campanha? É fácil, mande um e-mail para bice@ucs.br e participe.

Anúncios

Um comentário em “Indico 1984 de George Orwell porque…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s