Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras.

Romancista, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, nasceu em uma família humilde, passou por muitos percalços durante sua infância e adoslescência, e veio a se tornar um dos maiores escritores nacionais.

Trabalhou como colaborador em diversas revistas e jornais no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente, além disso é o fundador da cadeira nº. 23, e escolheu o nome de José de Alencar, seu grande amigo, para ser seu patrono.

Podemos dividir as obras do autor em duas fases: Na primeira fase (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Nesta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

Na Segunda Fase (fase realista), o autor abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades.

No ano de 1881, publica Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro que vira marco do realismo na literatura brasileira, o romance trazia um tema extremamente novo, pois o narrador da história, Brás Cubas está morto, conta sua história de vida, coisa nunca antes feita na literatura do país. Desta fase é possível ainda destacar os seguintes livros: Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

Machado de Assis morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.

Fonte: Releituras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s