Bram Stoker

Um dos maiores romancistas de sua geração, Abraham “Bram” Stoker  nasceu no ano de 1847. Irlandês, nascido em Dublin, sempre teve a escrita como uma grande paixão. Por isso, entre seus trabalhos, atuou como jornalista, diretor de peças teatrais além trabalhar por um período como funcionário público. Apesar de ser graduado em matemática, começou a escrever histórias e, com o tempo, essa acabou se tornando sua principal atividade.

Sua obra mais conhecida é Drácula, publicado no ano de 1897. O romance é considerado um dos mais horripilantes sobre o tema dos vampiros. Bram Stoker baseou-se em Vlad, o Empalador, e escreveu este romance sombrio que já faz parte gerações e gerações de leitores. O sucesso do livro foi imenso, resultando em adaptações para outros tipos de mídia como cinema, séries televisivas e histórias em quadrinhos.

Na opinião de alguns críticos, Drácula de Bram Stoker é uma rara combinação entre uma trama extremamente bem construída, personagens fortes e um tema mórbido e lúgubre. Porém, na época de sua primeira publicação, recebeu inúmeras críticas por se tratar de um livro baseado em uma história real, violenta e tétrica demais. Após o sucesso de Dracula, o autor tentou seguir com a carreira na literatura, publicando várias obras, mas nenhuma delas de sucesso comparável a Drácula.

Em função de complicações de um derrame, a saúde do autor ficou cada vez mais debilitada e em 20 de abril de 1912 Stoker faleceu.

Os direitos autorais de suas obras foram deixados para sua esposa. Após a adptação de Drácula para uma peça, a obra ficou ainda mais famosa. Em 1922 foi lançado Nosferatu, o primeiro filme baseado na obra de Stoker.

 

Poster do filme Nosferatu, 1922.

Fonte: Desmistificando Drácula; Infopédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s