Atividades acontecem na Cidade Universitária e no Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

gdg

        A Universidade de Caxias do Sul passa a sediar encontros regulares do Google Developer Group Serra Gaúcha, um grupo regional reconhecido pela Google, que foi constituído por alunos e egressos do curso de Sistemas de Informação, com o objetivo de incentivar a pesquisa, o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias, além de promover encontros e atividades relacionadas ao estudo e a aplicação das atuais tecnologias Google e outras de caráter Open Source.

        Em Caxias do Sul, os CodeLabs do grupo ocorrem na primeira e na terceira terça-feira de cada mês no Bloco 71 da Cidade Universitária, das 18 horas às 19h30min. Em Bento Gonçalves, as Study Jams são realizadas na primeira e na terceira quarta-feira de cada mês, no Bloco CD, na Sala 415, das 19h30min às 22 horas. As atividades são abertas aos interessados e sem custo, pois o GDG é uma organização sem fins lucrativos.

studyjams

        O professor Giovanni Ely Rocco, coordenador do curso de Bacharelado em Sistemas da Informação, explica que o primeiro encontro em Caxias aconteceu no início deste mês e contou com a participação de sete pessoas. “A proposta é essa mesmo: iniciar com um grupo pequeno e fazer divulgação para agregar cada vez mais interessados”. Em Bento Gonçalves, o primeiro encontro do grupo ocorreu em agosto do ano passado, com a presença de Aexandre Alves Borba, gerente de comunidades do Google, que apresentou a proposta do Google para os GDGs regionais. Naquele evento houve a participação de mais de 60 alunos.

        Como o Google Developer Group não possui fins lucrativos, participa somente quem tem interesse. “É que se trata de um grupo de pesquisa, estudos e troca de conhecimentos e experiências, incentivado e apoiado pela Google. Os encontros permitem aos interessados uma evolução de conhecimentos e experiências muito significativas, que acaba complementando a formação curricular. A proposta é que a interação das coordenações dos cursos com o GDG Serra Gaúcha torne-se cada vez mais intensificada, com a promoção de palestras, workshops e eventos que possam proporcionar novas e inovadoras opções à formação curricular dos nossos alunos e, por consequência, qualificar o perfil dos egressos”, reitera Rocco.

newheader

        Eduardo Picetti Torezan, coordenador do GDG Serra Gaúcha, explica que o GDG Serra Gaúcha tem trazido à região a oportunidade de profissionais de Tecnologia da Informação e interessados, “aproximarem-se mais das novidades envolvendo tecnologias Google e tenham uma rede dinâmica de troca de conhecimentos, permitindo que se crie um canal de comunicação entre os GDGs pelo mundo. Hoje estamos em 110 países e somamos 648 diretórios. Acredito que a principal proposta do GDG Serra Gaúcha seja formar experts no local onde atua, permitindo que grandes referências técnicas destaquem-se a partir daqui, para participar de atividades comunitárias pelo Brasil, pelo mundo e ganhando grande destaque no âmbito profissional”.

        Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido na região pelo GDG, o Google está patrocinando a participação do GDG Serra Gaúcha no Google I/O e no GDG Global Organizer Summit, que serão realizados, na próxima semana, em São Francisco, Califórnia (Estados Unidos). A cobertura dos eventos em São Francisco poderá ser acompanhada pelas postagens do organizador do grupo em Bento Gonçalves, Cristiano de Lucca, em gdgsg.com.br

Fonte: UCS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s