Laboratório Central de Microscopia “Professor Israel Baumvol” será inaugurado nesta quinta-feira, dia 14.

Laboratório conta com equipamentos que ampliam o estudo em nanotecnologia.

Será inaugurado nesta quinta-feira, dia 14 de maio, o Laboratório Central de Microscopia “Professor Israel Baumvol”, um espaço multiusuário, onde se realizam técnicas de análise e caracterização de materiais, com o intuito de investigar as propriedades dos materiais. Com equipamentos de alta resolução que ampliam o estudo em nanotecnologia, a ciência que tem como princípio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, o Laboratório atenderá à pesquisa, ao ensino de graduação e pós-graduação, e prestará serviços a empresas.

Homenagem
O nome “Professor Israel Baumvol” é uma homenagem ao físico e pesquisador da área de Materiais, que liderou a criação e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais nos últimos dez anos. Aposentado no ano passado, o professor Israel é um exemplo de competência e dedicação que marcou a geração de estudantes e pesquisadores da área da Física e da Ciência dos Materiais da Universidade. [Leia mais sobre o professor Israel Baumvol aqui e aqui.]

Situado no Bloco C na Cidade Universitária, o Laboratório Central de Microscopia recebeu, por meio de um projeto da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cerca de um milhão de reais para a instalação de novos equipamentos. O professor Cesar Aguzzoli, coordenador do laboratório, explica que o laboratório já existia – o de Caracterização de Materiais – com equipamentos adquiridos com verbas de outros projetos como o do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES), empresas e sindicatos. “Estamos ampliando e melhorando esse laboratório, que passa a ser uma Central. Em relação ao ensino de graduação e pós-graduação, todos os cursos da área das Ciências Exatas e das Ciências da Vida podem se beneficiar com aulas práticas e cursos sobre as técnicas utilizadas no laboratório”, esclarece.

Quanto aos serviços prestados às empresas, o coordenador cita a indústria metalmecânica, a de plásticos e a cerâmica, entre os segmentos que poderão ser beneficiados com a competência técnica e científica instalada no Laboratório. “As empresas, muitas vezes, desconhecem que o problema que eles enfrentam em determinados materiais pode ser resolvido utilizando-se a nanotecnologia. Nossos equipamentos, de alta precisão, conseguem lidar com essa tecnologia e a imagem, também gerada em 3D, percebe falhas, trincas…”, observa César.

Para o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, professor Carlos Alberto Costa, “a aquisição dos equipamentos desse laboratório é fruto do esforço dos professores e pesquisadores na busca de investimentos, sejam internos (da UCS) ou externos (por meio de agências de fomento), em uma área chave para o Brasil e para nossa região, propiciando um alinhamento entre o ensino de alta qualidade, da pesquisa e da oferta de serviços tecnológicos”.

A inauguração do Laboratório Central de Microscopia será realizada no dia 14 de maio, às 15 horas, no saguão do Bloco V da Cidade Universitária.

Fotos: Claudia Velho

 

Fonte: UCS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s