Como Funciona? – Restauração

Nessa “série” de posts sobre como funciona uma biblioteca, já passamos pelos dois setores principais: a aquisição e o processo técnico. Hoje, com uma semana de intervalo, vamos continuar a falar sobre o dia a dia de uma biblioteca e, dessa vez, nosso foco será a restauração.

No Setor de Restauração, os livros danificados passam por um processo que os torna “novos” novamente, pois, diariamente as obras estão sujeitas a agressões de agentes que podem danificá-las. Esses agentes variam desde a manipulação dos itens até sua exposição ao calor, à umidade ou a luminosidade excessivas, tudo pode colaborar para a deterioração do material.

DSC_0325 DSC_0327 DSC_0330

O processo de restauração funciona da seguinte maneira, quando a obra está muito danificada na lombada, como é o caso da imagem ao lado, a capa do livro é retirada, em seguida é feito um reforço interno no local da lombada e na parte externa da obra é colado um papel de cor igual, ou semelhante ao original, para reforçar a parte de fora da obra. Depois disso, a “nova” capa, com a lombada reforçada, tanto externa quanto internamente, é aderida ao livro.

 

DSC_0329 DSC_0327 DSC_0332

Os reparos podem ser menores, vide imagem, nesse caso, a capa é mantida e é realizada, apenas, a colagem de folhas de papel, de cor igual ou similar ao original, na lombada. Caso o problema não seja a lombada do livro, e sim na capa ou no corpo do livro, um desgaste, um descascamento, pedaços que foram arrancados, sem danificar extremamente o livro, é feita a pintura desses pequenos pontos.

Quando não há o que fazer com a obra em função da extensão de seus danos, ela é encaminhada à encadernação. Entretanto, procura-se evitar chegar a esse ponto, pois a encadernação faz com que o livro perca um pouco de sua autenticidade, além de ser um processo que gera gastos para a instituição.
DSC_0338 DSC_0339 DSC_0343

Existem também obras que passam pela restauração em função da quantidade de rabiscos presentes em suas páginas. Ali, os rabiscos são apagados e o livro volta para a estante. Entretanto, se os rabiscos forem como os das imagens não há o que fazer e então os livros vão para o descarte. Se por ventura o livro for molhado,  na restauração é feita a secagem da obra.

DSC_0325

O livro fica aberto em frente a um ventilador e as páginas são ventiladas para secarem ao ar, o processo funciona tão bem que, ao final, nem parece que o livro esteve úmido alguma vez. Na restauração todos os livros são lixados para eliminar eventuais sujeiras em suas páginas.

O processo de restauração é extremamente artesanal, e todos nós, usuários da biblioteca, devemos agradecer a equipe de restauradores que faz com que os livros permaneçam em bom estado, por mais tempo.

Antes e o depois da restauração

DSC_0324   Imagem

 

 

Deixe um comentário