Morre Eduardo Galeano

Hoje,  aos 74 anos morre Eduardo Galeano. De acordo com o site do jornal “El País” Galeano estava internado desde a Sexta-Feira (10) em função de complicações de um câncer de pulmão, que já havia tratado em 2007.

Escritor de “As Veias Abertas da América Latina”, denunciou a opressão do continente, esse livro foi traduzido para dezenas de idiomas. Recebeu, também, inúmeros prêmios durante sua vida como: a Casa de las Américas, em 1975 e 1978, o prêmio Aloa, em1993.

Durante o golpe militar no Uruguai, no ano de 1973, Galeano foi preso, em 1976, outro golpe militar, dessa vez liderado pelo general Jorge Videla, coloca novamente sua vida em risco. O nome de Galeano vai parar na lista dos esquadrões da morte, que eram responsáveis por matar os opositores ao regime.

O autor foge, então,  para a Espanha onde começa a  escrever  “Memory of Fire”, uma trilogia sobre a história das Américas. Começando pelos povos pré-colombianos e chegando a retirada das ditaduras militares na região. Galeano leva às páginas de personagens como generais, artistas e revolucionários. A história americana é contatado através de pequenos textos sobre as ações que mudaram a maneira de encarar a vida no continente. Essa obra foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai e recebeu o American Book Award (Universidade de Washington, EUA), em 1989.

Em 1999, Galeano foi o primeiro autor homenageado com o prêmio à Liberdade Cultural, da Fundação Lannan (Novo México). É ainda autor de “De pernas pro ar”, “Dias e noites de amor e de guerra”, “Futebol ao sol e à sombra”, “O livro dos abraços”, “Memória do fogo” (que engloba “Os nascimentos”, “As caras e as máscaras” e “O século do vento”), “Mulheres”, “As palavras andantes”, “Vagamundo”, “As veias abertas da América Latina” e “Os filhos dos dias”.

Em homenagem a esse excelente autor a BICE preparou uma estante com títulos do autor, confira!

2222222222

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s