Para muitos uma biblioteca nada mais é do que livros e mais livros, pó, estantes e uma bibliotecária rabugenta que faz “shhh!” para qualquer mínimo barulho. É ai que você se engana, uma biblioteca é muito mais do que isso. Semana a semana, aqui no blog vamos desvendar os “mistérios” de como funciona uma Biblioteca e descobrir como um livro chega a prateleira.

Vamos começar, então, com o setor de Aquisição, pois, convenhamos uma biblioteca pode sim ter livros antigos, mas também precisa se manter atualizada com novas obras e também com novas publicações acadêmicas.

A aquisição pode ser feita de duas formas: por compra ou por doação. Quando o livro é doado, por qualquer um ou qualquer instituição, ele recebe dois carimbos, um para identificar a doação na última página do livro e outro que leva o nome da instituição. Para os doadores, são escritas cartas de agradecimento.

Já quando o livro tem de ser adquirido o processo é um pouco mais complicado, normalmente os livros de bibliografia básica e complementar de todos os cursos oferecidos pela universidade são comparados com os já existentes nas Bibliotecas do Sistema UCS, depois de feita essa análise, é feito o pedido das obras que por ventura possam não existir no acervo visando sempre atender as necessidades dos cursos. Depois disso o pedido passa para o setor de compra da instituição, então as obras são compradas e trazidas para o setor onde são conferidos os títulos que foram encomendados.

Os periódicos e revistas também são assinados no setor, os diretores dos centros de estudo como o das ciências exatas, da comunicação, etc, dizem para a biblioteca quais revista ou periódicos acham interessantes de serem assinados, então a bibliotecária responsável faz a assinatura.

Fale com o Sistema de Bibliotecas da UCS pelo email: bice@ucs.br e nos conte o que tem curiosidade de conhecer como funciona dentro de uma biblioteca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s