O aniversariante do dia não é estranho aos que se consideram nerds, Douglas Adams que hoje faria 63 anos de idade foi escritor e inventor de uma das séries queridas do universo nerd: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mesmo quem não conhece Adams, certamente já ouviu falar do Dia do Orgulho Nerd (25 de maio), ou para os mais letrados em seus livros Dia da Toalha, afinal, todo o mochileiro sabe que a toalha é um item indispensável para se ter na mochila.

E para celebrar o aniversário desse mestre da ficção científica a biblioteca separou algumas curiosidades sobre o autor e a série:

  •  A ideia inicial do autor para  O Guia do Mochileiro das Galáxias surgiu enquanto ele estava deitado em um campo, bêbado, segurando uma cópia do Guia do Mochileiro para a Europa, olhando para o céu, à noite.
  • Enquanto a carreira de escritor não decolava, Adams trabalhou como guarda-costas de milionários. Abandonou o ofício quando foi chamado para trabalhar na rádio da BBC.
  • Em 4 de fevereiro de 1977, o criador da série Douglas Adams se encontrou com o produtor da BBC, Simon Brett, após o encontro, Brett concordou em ajudar Adams a montar um programa de rádio, uma comédia de ficção científica, para a BBC. Assim nasceu  Guia do Mochileiro das Galáxias. O primeiro episódio foi veiculado na BBC Radio 4 na quarta-feira, 8 de março de 1978, às 22h30.
  • Antes de escrever o Guia, Adams trabalhou como editor de roteiro em Doctor Who.

 

  • Uma versão de áudio do Guia do Mochileiro foi lançada em vinil em 1979. Essa foi uma versão condensada dos quatro primeiros episódios do rádio.
  • A amizade com o grupo Monty Python lhe rendeu vários esquetes e episódios, como muita gente sabe. É um fato menos conhecido que o criador do Guia do Mochileiro das Galáxias fez sua primeira participação no episódio número 42 da série Monty Python’s Flying Circus.

  •  Se você digitar, “qual é a resposta para a vida, o universo e tudo mais?” (tudo em letra minúscula) na calculadora do Google, você terá a resposta, “42” (a mesma resposta fornecida no Guia do Mochileiro das Galáxias). Tente isso no site do Google em inglês você deverá rolar para baixo da página para acessar a calculadora.

 

Fale com a Biblioteca da UCS com a gente #bibliotecaUCS

 

Fontes: Super Interessante, How Stuff Works e Obrigado pelos Peixes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s