6 motivos para apreciar O Caso dos 10 negrinhos, de Agatha Christie, obra que, mesmo após mais de meio século da publicação, ainda surpreende na originalidade. 

Agatha-Christie-size-598

Agatha Christie

Agatha Christie, tambem conhecida como a Rainha do Crime, é considerada pelo Guiness Book como a autora mais bem sucedida da literatura popular. Apesar de sua extensa obra, com pelo menos 66 romances policias, além de contos e peças de teatro, sua obra de maior sucesso  é o livro Ten Little Niggers, publicado no Brasil como E não sobrou nenhum, mas conhecido popularmente como O Caso dos 10 negrinhos.

A história parte de uma reunião, realizada na Ilha do Negro próximo da costa inglesa, pelo misterioso U.N Owen. Nesse encontro são reunidas 10 pessoas de diferentes setores da sociedade. A movimentação da história ocorre após um jantar realizado na casa da ilha, em que os participantes ouvem uma misteriosa voz, oriunda das paredes da sala de jantar, pela qual são revelados importantes segredos pessoais de cada um dos presentes. O pânico toma conta do ambiente, e logo em sequencia começam a ocorrer a morte dos envolvidos no encontro.

A única pista para as mortes em sequencia é um poema infantil encontrado na casa, que narra a morte de 10 negrinhos, de forma muito similar ao que vai ocorrendo na ilha.

“Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez.
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum.”

Mais de meio século depois da publicação de O Caso dos 10 negrinhos, é difícil não se surpreender com a originalidade da obra, por isso aí vão pelo menos 6 motivos para você apreciar um pouco  de O caso dos 10 negrinhos, se é que vai sobrar algum.

1. Mistério

Qualquer livro do gênero policial que se proponha a contar uma história precisa quase que obrigatoriamente apresentar um mistério. Em O Caso dos 10 negrinhos praticamente tudo é um mistério. A forma como as pessoas vão parar na Ilha, o Poema, pequenas representações de bonecos negros colocadas na casa , além da personalidade dos personagens e a forma como as mortes são executadas.

2. Atemporalidade

É um romance policial escrito há mais de 50 anos e que não tem obviedades como um detetive seguindo os passos do criminoso, ou o vilão encenando papel de mocinho.

Enaosobrounenhum3. Ritmo

Agatha Christie é conhecida por sua extensa produção literária, seus mais de 60 livros são a prova disso. Porém, uma das maiores dificuldades ao ler suas obras nos dias de hoje é o ritmo, que comparado a romances do gênero policial ou thrillers contemporâneos como os livros de James Patterson, Dan Brown, Stieg Larsson e Harlan Coben, pode ser considerado lento. Porém, o Caso dos 10 negrinhos foge à regra. É uma história rápida, que lida com a ação decorrente das mortes que vão se sucedendo em um encaixe quase que mecanicamente perfeito.

4. Cenário

O ambiente, uma ilha, 10 pessoas “confinadas” pelo mar ao redor, e a inexplicável reunião realizada pelo senhor U.N Woen.

5. Personagens

Apesar de todos os personagens serem apresentados como pessoas de bem na sociedade, após as revelações feitas pela “voz que vem das paredes” na sala de jantar, a personalidade de cada um começa a se modelar conforme as mudanças no ambiente.

6. O Final

O fim da história explica todo o mistério, mas de uma forma que faz até as histórias de Harlan Coben parecerem previsíveis e simples.

Fonte: Homoliteratus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s